Fiscalização Geral retira food trucks de praça em Ribeirão Preto

18/10/2017 19:37:00

Prefeitura alega que proprietários foram notificados reiteradas vezes sobre permanência irregular em espaço público

Arquivo pessoal / André Luiz Rosa Filho
Food trucks foram guinchados e retirados de praça na zona Sul na manhã desta quarta-feira (18); clique e veja fotos (Foto: Arquivo pessoal / André Luiz Rosa Filho)

 

A Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão Preto retirou três food trucks da praça da Bicicleta, na manhã desta quarta-feira (18). O argumento da administração municipal é que os proprietários dos veículos foram informados, diversas vezes, sobre “a permanência irregular em espaço público”.

VEJA GALERIA DE FOTOS

CLIQUE E CONFIRA VÍDEO

O proprietário de um dos food truck, André Luiz Rosa Filho, contestou a informação da Prefeitura de que tenham havido diversas notificações para a retirada dos veículos. “Uma cliente que ligou para a dona de um dos trucks e a avisou. Quando chegamos, os trailers já estavam sendo removidos”, disse.

Segundo Rosa Filho, a fiscalização não permitiu que os proprietários fechassem equipamentos como geladeiras e fritadeiras, o que causou danos em diversos aparelhos. “Minha fritadeira é de 6 litros. O óleo vazou e destruiu 3 mil embalagens. Também caiu em um aparelho de som”. Ele também disse que, como o food truck ficou sem energia desde às 10h, 12 quilos de carne estragaram. Além disso, ele alega que o eixo do veículo também foi danificado.

Na praça desde maio, André relata que, há três meses, a Fiscalização Geral foi até o local alegando ter recebido uma reclamação que a praça estava suja por causa dos food trucks. “Na mesma hora mostramos que cada trailer tem um lixo próprio, até árvores plantamos lá. Nesse dia, eles também nos deram uma ordem de tirar os food trucks de lá em 24 horas”. O comerciante informou que, após cumprirem o que foi pedido, eles voltaram ao local no dia seguinte.

“Todos retiram os food trucks de lá. Eu, por exemplo, retiro na noite de domingo e volto na terça. Não é inviável, mas é cansativo ter que esvaziar equipamentos, lacrar o trailer e movê-lo para no dia seguinte chegar às 17h e esperar vagar um lugar para estacionar”, reclama. Para André, a situação mostra uma falta de respeito por parte do poder público. “Nós geramos empregos e segurança na praça”.

Arquivo pessoal / André Luiz Rosa Filho
André afirma que teve prejuízo com remoção de food trucks de praça; clique e veja fotos (Foto: Arquivo pessoal / André Luiz Rosa Filho)

 

Outro lado

Em nota, a Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão Preto informou que “os proprietários destes veículos foram notificados reiteradas vezes sobre a permanência irregular em espaço público”.

No mesmo documento, a administração municipal informou que, após várias notificações sem um retorno que atendesse ao cumprimento da legislação municipal, a fiscalização adotou medidas previstas nessa lei, recolhendo os veículos que comercializam lanches sem atividade em locais públicos. “Esses veículos quando encerram suas atividades necessitam deixar o espaço ocupado, o que não vinha ocorrendo”, afirma a nota.

A nota também diz que os veículos foram recolhidos ao pátio da fiscalização e estão à disposição dos proprietários. “A retirada dos veículos será mediante ao cumprimento das penas previstas na lei municipal”, finaliza.



    Mais Conteúdo