Calor recorde lota sorveterias; no domingo, máxima pode chegar a 39ºC

14/10/2017 17:07:00

Neste sábado (14), segundo a Somar, os termômetros registraram 37°C; nos três dias anteriores, bateram os 38°C

Milena Aurea / A Cidade
Sorveteria do Geraldo (Foto: Milena Aurea/ A Cidade)

 

O caixa não parou por um minuto sequer. Na sorveteria do Geraldo, uma das mais tradicionais da cidade, o movimento foi ainda mais intenso nos últimos dias, quando os ribeirão-pretanos enfrentaram a semana mais quente do ano. E o calor promete não dar folga neste domingo (15): segundo a Somar Meteorologia, os termômetros podem chegar a até 39°C.

“Não reclamo. O calor nos ajuda muito”, brinca José Aparecido Cândido, 68 anos, um dos responsáveis pela sorveteria. Segundo ele, as vendas cresceram 20% esta semana, em comparação com a média do ano.

Antonio Alves, 24, funcionário da sorveteria, não teve sossego. E, para suportar o calor, confessa: também se refresca com sorvete no descanso. “Ninguém é de ferro”.

Neste sábado (14), segundo a Somar, os termômetros registraram 37°C. Nos três dias anteriores, bateram os 38°C.

Umidade

O calor é agravado pela baixa umidade relativa do ar. Segundo a Somar, hoje o índice mínimo deve chegar a 30%.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, a umidade entre 20% e 30% configura “estado de atenção”. Com isso, é recomendável evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h, umidificar o ambiente com vaporizadores ou toalhas molhadas e consumir bastante água.

Para quem não gosta do calor, uma esperança: podem ocorrer pancadas de chuva na tarde deste domingo (15). (Colaboração: Cristiano Pavini e Giovana Romero)

Milena Aurea / A Cidade
Foto: Milena Aurea/ A Cidade

 



    Mais Conteúdo