No Dia da Árvore, crianças dão exemplo de conscientização

21/09/2017 15:11:00

Mudas de ipês, jacarandás, paineiras e quaresmeiras foram plantadas pelos alunos da Escola Municipal Dercy Celia Seixas Ferrari

Júlia Fernandes
Cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino participaram da ação (Foto: Júlia Fernandes/ ACidade ON)

 

De cara nova, a Praça dos Servidores, localizada na zona Leste de Ribeirão Preto, ganhou 11 novos presentes na manhã desta quinta-feira. E mais: de pequenos cidadãos conscientes.

Por lá, a área verde, que ainda não foi entregue aos moradores do entorno, teve 11 mudas de ipês, jacarandás, paineiras e quaresmeiras plantadas pelos alunos da Escola Municipal Dercy Celia Seixas Ferrari, em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado em todo 21 de setembro.

GALERIA DE IMAGENS
VEJA FOTOS DA ATIVIDADE NO JARDIM JULIANA

A pequena Ana Clara Lima Alves de Souza, 8 anos, participou da atividade, promovida pela MRV Engenharia, junto a outros 29 colegas do 3º ano, e aprovou a experiência. Segundo ela, esta foi a primeira vez em que plantou uma semente. E avisa: todos deveriam fazer o mesmo.

“Foi muito legal, porque saímos da escola para plantar o que nos ajuda a respirar melhor e todo o meio ambiente também. Agora, quero cuidar e vê-las crescer aqui”, conta a menina.

Além dela, a professora da turma, Mara Alice Bráulio Costa, 44, afirma que a ação é um momento de comemoração. “Aqui, a área era abandonada e os moradores não tinham um espaço destinado ao lazer. É bonito ver a mudança. E os primeiros a ajudar foram as crianças”.

Consciência

Para Otávio Okano, secretário do meio ambiente, que também participou do plantio, a prática é um exemplo de cidadania. “Esse é um meio de formação de consciência em nossas crianças”.

Ele diz, ainda, que a medida deve se repetir em outras áreas da cidade. Durante a manhã, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, também participou de uma cerimônia em que mais mudas de árvores foram plantadas – desta vez, no Bosque Municipal Fábio Barreto.

Dia da árvore

O dia é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso e contra o desmatamento, que afeta a qualidade de vida de toda a população. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida com o início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
 



    Mais Conteúdo