Trabalhadores dos Correios entram em greve em Ribeirão Preto

21/09/2017 09:42:00

Categoria é contra a diminuição de benefícios; outras unidades dos Correios na região também aderiram à paralisação

Milena Aurea / A Cidade 

ATUALIZADA ÀS 19H50

 

A greve dos trabalhadores dos Correios em Ribeirão Preto começou nesta quinta-feira (21) com cerca de 50% de adesão. Essa estimativa, segundo o Sintect-RPO (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Ribeirão Preto), deve aumentar nesta sexta (22).

De acordo com o Sindicato, os funcionários exigem que não haja cobrança na mensalidade do plano de saúde, hipótese levantada pelos Correios, e são conta a diminuição dos benefícios trabalhistas.

A diretora do sindicato, Fernanda Romano, informou ao ACidade ON que os funcionários pedem que a empresa mantenha os benefícios como vale cultura, dia de acompanhamento dos filhos ao médico, entre outros diretos fundamentais da classe. Ainda de acordo com a diretora, a empresa chegou a se reunir com os funcionários, mas nenhum acordo foi firmado.

Na manhã desta quinta-feira (21), os funcionários em greve passaram pelas portas das unidades na cidade e depois se concentraram em frente à agência central, na Rua Américo Brasiliense, no Centro de Ribeirão Preto. De tarde, o grupo de cerca de 200 pessoas seguiram até o Centro de Tratamento dos Correios, localizado na Lagoinha.

A greve é por tempo indeterminado. Trabalhadores da base do sindicato de outras cidades como Araraquara, Franca, Barretos e Matão também paralisaram suas atividades. (Colaboração: Gabriela Couto)

Outro lado

Por meio de nota a assessoria dos Correios informou que, em todo o interior de São Paulo 90% do efetivo está trabalhando normalmente, número que corresponde a 10 mil funcionários.

Nas localidades onde há paralisação, a empresa já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população.

Ainda segundo a assessoria, a direção dos Correios e representantes da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) continuam em negociação para a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho e nesta quinta-feira (21), serão apresentadas as propostas econômicas para discussão com os sindicatos.

 



    Mais Conteúdo