Após ameaça por telefone, posto de saúde é alvo de vandalismo em Ribeirão Preto

20/06/2017 14:07:00

Unidade de Saúde da Família do Parque Avelino teve o atendimento prejudicado nesta terça (20); invasão foi durante o feriado

Ricardo Canaveze / A Cidade
Consultórios foram revirados; em um deles, medicamentos ficaram espalhados pelo chão; clique na imagem para abrir galeria (Foto: Ricardo Canaveze / A Cidade)

 

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Augusto Laus Filho, no Parque Avelino Alves Palma, zona Norte, foi alvo de vandalismo durante o feriado, em Ribeirão Preto. O atendimento aos pacientes foi prejudicado nesta terça-feira (20).

VEJA GALERIA DE FOTOS

A ação ocorreu após ameaça por meio de um telefonema anônimo ocorrido há uma semana, segundo contou uma funcionária da unidade.

“A recepcionista recebeu essa ligação. Era uma voz rouca. Dizia que entraria aqui e iria ‘estourar os miolos’ das pessoas”, relata.

Três consultórios da USF foram totalmente revirados. Remédios e material de trabalho ficaram espalhados pelo chão.

A ousadia foi tanta que até bombons deixados em um caixa foram consumidos.

Um computador foi retirado do local e deixado no estacionamento de uma escola, que fica ao lado da unidade de saúde.

Apenas o serviço de coleta de material para exames funcionava no período da manhã.

Lamento

Uma médica que atua na USF Dr. José Augusto Laus Filho afirmou que a sensação é de tristeza e insegurança.

“Tudo aqui é uma conquista da comunidade. Agora vai ter que ser reconstruído”.

A profissional ainda procurava uma bolsa com receituário controlado, que estava em uma das salas onde ocorreu o vandalismo.

A gerente da unidade, Patrícia Tanaka Niero, não quis conceder entrevista. Ela apenas informou que a ação foi a primeira a ocorrer em dez anos de funcionamento da USF.

Niero aguardava uma equipe da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Civil para uma perícia no local.

A PM (Polícia Miliar) estava do lado externo da unidade nesta manhã.

A hipótese principal é que o acesso ao interior da unidade tenha sido por meio de um muro sem proteção de segurança. Uma porta de ferro com acesso aos consultórios foi arrombada. Um vidro de uma das janelas foi quebrado.

Duas cadeiras da USF foram encontradas do lado de fora da unidade, próximas ao muro. Os funcionários acreditam que tenham sido utilizadas para a fuga. O prédio não conta com vigilância. A USF possui 9 mil pacientes cadastrados.

Revolta

A comerciante Flora Aparecida da Silva Pereira, de 67 anos, que trabalha nas proximidades da USF, disse que lamenta a situação.

“Nem a população nem os funcionários merecem isso. Me sinto muito triste, porque o postinho serve a todos aqui. Uma maldade muito grande, pois não tem dinheiro lá. E estragar o computador para jogar no mato? E algo revoltante”, desabafou.

Outro lado

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Preto enviou nota ao ACidade ON em que informa que a USF Dr. José Augusto Laus Filho dispensou os pacientes do período da manhã "para facilitar o trabalho da perícia". Contudo, o restante do atendimento segue normalmente.

Ainda por meio da nota, a Comunicação diz que a unidade de saúde não possui câmeras e confirma que não há guarda noturno.



    Mais Conteúdo