Ribeirão terá paralisações e manifestação de Greve Geral nesta sexta-feira (28)

27/04/2017 19:15:00

Prefeitura diz que 80% do transporte coletivo funcionará; trabalhadores de escolas estaduais, Correios e comércio devem aderir

Reprodução
Concentração no Theatro Pedro II por causa de Greve Geral será realizada nesta sexta-feira (28) (Foto; Reprodução)

 

Em protesto contra a Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e a Terceirização, Ribeirão Preto terá uma concentração em frente à Esplanada do Theatro Pedro II às 9h nesta sexta-feira (28). Alguns dos serviços públicos da cidade devem aderir à Greve Geral.

De acordo com Mauro da Silva Inácio, do Comitê Municipal contra a Reforma da Previdência e diretor da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), trabalhadores das 83 escolas estaduais, USP, fóruns e Correio vão parar.

Porém, o Comitê ainda não sabe o número de servidores das áreas que participarão da greve. “Tivemos muitas confirmações, mas somente na hora que vamos descobrir quantas pessoas que aderirão e se vamos nos concentrar no teatro ou se faremos uma passeata”, afirma Mauro.

Transporte coletivo

Em um comunicado, o Seeturp (Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Urbano e Suburbano de Passageiro de Ribeirão Preto) informou ter realizado uma assembleia na terça-feira (25), onde foi deliberada pelos trabalhadores adesão à Greve Geral.

Mas, em nota, a prefeitura afirma que 80% do transporte coletivo urbano deverá funcionar nesta sexta. A decisão é da juíza Luísa Helena Carvalho Pita, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, dada nesta quinta-feira (27).

A prefeitura também diz que “os servidores também poderão ter o dia descontado, caso deixem de trabalhar para aderir à greve”.

Comércio

Regina Pessoti Zagretti, presidente do Sindicato dos Comerciários , afirmou por telefone ao ACidade ON que, enquanto o sindicato estará fechado nesta sexta, a adesão dos trabalhadores do setor em Ribeirão Preto deve chega aos 70%.

“Uma parte está esperando para ver o que pode acontecer nesta sexta. Mas, estamos chamando todos para participar de um momento histórico”, diz.

Bancos

O Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto e Região publicou uma nota em seu site afirmando que deliberou por unanimidade que irá aderir a Greve Geral. Entretanto, eles afirmam que, nesta quinta-feira (27), foi distribuída “uma convocação à todos os bancários, ficando a critério de cada um lutar pelos seus direitos trabalhistas”.

Correios

Os Correios, que já tiveram a paralisação parcial nesta quinta-feira (27), devem aumentar a adesão à greve, reduzindo os serviços prestados em toda a região.

Servidores municipais

Já o Sindicato Municipal dos Servidores afirmou que não convocou greve, porém, a diretoria participará do ato no teatro e deixou aberto o convite para os servidores que quiserem participar da concentração. 

Escolas

Além das 83 escolas estaduais, algumas escolas particulares também devem parar nesta sexta (28). ACidade ON não conseguiu contato com o sindicato das escolas particulares para confirmar quantas unidades deverão aderir.

Serviço
Concentração de manifestação da Greve Geral

Dia: Sexta-feira (28) às 9h
Local: Esplanada do Theatro Pedro II



    Mais Conteúdo