Ribeirão Preto recebe palestra de transplante de medula óssea e doenças autoimunes

24/04/2017 20:55:00

GRUPAR-RP realizará evento gratuito que discutirá esclerose sistêmica e doença de Crohn

Skitterphoto / Pixabay
Palestra gratuita com médicos abordará a esclerose sistêmica, além da doença de Crohn (Foto: Skitterphoto / Pixabay)

 

A GRUPAR-RP (Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto) realizará uma palestra no sábado (29) sobre transplante de medula óssea e doenças autoimunes.

A médica reumatologista e pesquisadora Daniela de Moraes explicará no evento o transplante autólogo de medula óssea e quais são as indicações para o paciente com esclerose sistêmica. O evento terá a presença do proctologista Rogério Serafim Parra, que falará sobre a doença de Crohn.

O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado na sede do Grupo de Apoio, na rua Castro Alves, 477 a partir das 9h. Não é obrigatório realizar a inscrição, mas quem desejar receber um certificado de participação do evento deve se inscrever pelo e-mail secretariagrupar@gmail.com.

Pesquisa

A pesquisa, coordenada pela Dra. Maria Carolina de Oliveira Rodrigues no Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) da cidade, aponta que o transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas (do próprio paciente) é capaz de produzir um novo sistema imunológico.

A esclerose sistêmica é uma doença que afeta principalmente mulheres entre 30 e 55 anos, causando o enrijecimento e endurecimento da pele por causa de uma alteração no tecido conjuntivo causado pelo sistema imunológico.

A doença, além de comprometer a qualidade de vida do paciente, pode ser fatal, acometendo em suas formas mais graves órgãos como pulmão, coração e trato gastrointestinal. O tratamento convencional é feito com medicamentos imunossupressores, mas uma parte dos pacientes podem ter resistência ao tratamento, o que causa complicações.



    Mais Conteúdo