Mangalarga Day deve receber hoje mais de 2 mil visitantes em Ribeirão Preto

22/04/2017 10:11:00

Confira a programação completa do evento

Renato Lopes / Especial
Haras Manoel Leão: Evento é gratuito e ocorre das 8h às 18h (foto: Renato Lopes / Especial)

 

O Núcleo do Cavalo Mangalarga da Alta Mogiana realiza hoje, em Ribeirão Preto, o primeiro Mangalarga Day. O evento, com entrada gratuita, espera receber cerca de 2 mil pessoas entre as 8h e 18h.

O Mangalarga Day tem como objetivo fomentar a raça na região e propagar a paixão pelo animal. Por isso, segundo o diretor do Núcleo, Sílvio Junqueira, o evento não é voltado apenas para criadores da raça.
“Essa é a grande diferença do Mangalarga Day, que é destinado também ao público em geral”, diz. “Para quem gosta de cavalo, mas não entende nada sobre o assunto e para aqueles que têm vontade de ter um cavalo e querem saber como”, reforça.

Junqueira afirma que o evento pretende incentivar a compra da raça. “A pessoa comprará um cavalo manso, terá toda orientação necessária e já poderá cavalgar no dia seguinte”, afirma.

A vasta programação pretende agradar a todos. “Principalmente, aqueles que nunca tiveram contato com esse universo e buscam informações sobre a raça”, frisa o diretor.

Além das palestras, o Mangalarga Day contará com provas funcionais e habilidades e demonstrações de marchas. “O público poderá fazer test drive com os cavalos, para experimentá-los, e realizar a compra durante o evento”, explica Junqueira. “Será um sábado bem diferente para os amantes dos cavalos e as crianças vão adorar a fazendinha e o espaço kids dedicado a elas”, conclui.

Cavalhadas da franca

A última atração do Mangalarga Day é a Cavalhadas da Franca, que será apresentada às 16h30, e promete emocionar o público com histórias e fé nas encenações. Para quem não conhece, a Cavalhadas da Franca é definida como um teatro sobre cavalos, que retrata a guerra entre mouros e cristãos. A primeira edição aconteceu em 1831 e, desde então, mantém-se a tradição. 

A versão “francana” é baseada no poema épico A Canção de Rolando, que narra a história de doze cavaleiros, membros da elite do exército de Carlos Magno, que ficaram com a responsabilidade de proteger a retaguarda da armada de Magno. A encenação representa uma identidade folclórica de todo o povo da região. 

Arte / A Cidade

 



    Mais Conteúdo