Pesquisadores da USP buscam nascidos em 1978, 1979 e 1994 em Ribeirão Preto

Participantes passarão por questionário, exame de sangue e avaliações pulmonares, massa e água corporal

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem

Weber Sian / A Cidade

 

A Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto busca pessoas nascidas na cidade nos anos de 1978, 1979 e 1994 para participar de uma pesquisa.

A avaliação tem duração de quatro horas e os participantes passam por um questionário que atualiza os dados socioeconômicos e demográficos, investiga aspectos relacionados à saúde mental e histórico da alimentação atual.

Também haverá coleta de sangue para dosagem de substâncias relacionadas a doenças crônicas, como colesterol e outras gorduras do sangue e glicemia, avaliação da composição corporal do que já foi feito nas etapas anteriores com o uso de equipamentos que medem massa gorda, massa magra e total de água corporal e o uso do acelerômetro, um aparelho semelhante a um relógio de pulso que registra toda a atividade do indivíduo ao longo do dia e do período de sono. Também é feita uma avaliação da função pulmonar para avaliar a capacidade pulmonar, mas sem uso de nenhuma medicação.

De acordo com o professor Ricardo de Carvalho Cavalli, da Faculdade de Medicina, os pesquisadores pretendem analisar as condições do indivíduo no momento atual, uma vez que as condições do parto, questões de nascimento, hábitos de saúde da mãe durante a gestação já foram avaliadas em outras etapas do estudo. O objetivo é associar esses dados às chances desses participantes apresentarem excesso de peso, aumento na quantidade de gordura corporal, pressão alta, alteração nas gorduras do sangue e vasculares, depressão e até outros transtornos mentais menores.

Mais informações podem ser obtidas pelo (16) 3315-3306 ou 99339-6487.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.