Ribeirão Preto tem projeto de vila sustentável

23/03/2017 16:07:00

Arquiteto norte-americano começa a projetar vila com conceito sustentável para 54 moradores com deficiências mentais

Divulgação
O arquiteto norte-americano Mike Reynolds, que faz palestras em Ribeirão, tem projeto sustentável para a cidade (Fotos: Divulgação)

 

Uma vila que se sustenta com a água das chuvas e utiliza uma horta para limpar a água das residências e devolvê-la à natureza.

Parece impossível, ou, no mínimo, algo criado em outro país, não é mesmo? Mas ela estará ainda mais perto do que você imagina: em Ribeirão Preto.

E o sistema de água é uma maneira da Vila Sustentável Earthship, criada pelo arquiteto norte-americano Mike Reynolds, mostrar o carinho e respeito pelo Aquífero Guarani.

“A maioria, senão todos os municípios, pensam em água como algo garantido, mas nós precisamos agradecer esse bem que temos. A água vem do céu e as construções podem armazená-la ao invés de usar o aquífero, por exemplo”, comenta o arquiteto.

E o uso limitado de água utilizado na vila? Para Mike, é uma maneira de ensinar a população a valorizar o que é utilizado na rotina.

 

Divulgação

 

“As pessoas pensam que possuem uma quantidade ilimitada de água e então perdem a noção de quanto gastam. Se cada um tivesse seu próprio sistema, o uso seria muito mais consciente”.

Mas, a água é apenas um dos focos da construção sustentável, que ainda não possui um local definido na cidade. Na construção, serão utilizados e reutilizados materiais não convencionais, como garrafas de vidro e plástico, pneus e até latas de refrigerante.

Entretanto, para Mike, o maior desafio será o conhecido calor ribeirão-pretano. “Já trabalhei com lugares que possuem um tempo menor de calor, porém, terei que adaptar meus designs para deixar a vila com uma temperatura confortável pelos quatro meses de verão sem usar combustível”.

O projeto, que busca patrocinadores, possui como objetivo dar moradia e dignidade a 54 moradores com deficiências mentais e outros grupos em vulnerabilidade social.

 

Divulgação

 

Mike Reynolds

O arquiteto norte americano Mike Reynolds ganhou fama pela concepção de arquitetura Earthship, compostas por construções sustentáveis com a reutilização e utilização de materiais não convencionais em suas obras e que aproveita a energia do sol e dos ventos e realiza captação da água das chuvas e emprega uma horta como célula botânica na limpeza das águas usadas.

Com seis princípios - a coleta e o armazenamento de água da chuva, tratamento de esgoto, uso de energias renováveis e de massa térmica para aquecer e resfriar o ambiente, de materiais reciclados e produção de comida – Reynolds já encabeçou construções que respeitam o meio ambiente em todo o mundo, entre elas a primeira escola sustentável da América Latina, desenvolvida de janeiro a março de 2016, em Jaureguiberry, no Uruguai.



    Mais Conteúdo