Dez vilões do desperdício de água - e como derrotá-los

22/03/2017 10:04:00

No Dia Mundial da Água, é importante não apenas repensar seus gastos como também procurar maneiras de economizar

 

Milena Aurea / A Cidade
Aquífero Guarani é considerado hoje o maior manancial de água doce entre fronteiras do mundo - 70% dele está no Brasil e o restante divide-se entre Argentina, Paraguai e Uruguai (Milena Aurea / A Cidade)

Nesta quarta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. Porém, mais importante que comemorar, neste dia é necessário conscientizar e repensar os gastos e possíveis desperdícios cometidos durante a rotina. Então, que tal você descobrir os vilões do desperdício de água e, ainda mais importante, como derrotá-los?

1 - Escovar os dentes
Se você demora cinco minutos para escovar os dentes, são gastos 12 litros de água durante o processo. Contando que a pessoa escova os dentes pelo menos três vezes ao dia, são 36 litros de água gastos.
Como derrotá-lo? Se você molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda mais, enxaguar a boca com um copo de água, a economia é de 11,5 litros por vez.

2 – Tomar banho
Quem nunca enrolou durante um banho cantando aquela música que está na cabeça ou testando produtos diferentes? Porém, um banho de ducha de 15 minutos com o registro meio aberto consome 135 litros de água.
Como derrotá-lo? Fechando o registro ao se ensaboar e reduzindo o tempo de banho para cinco minutos, o consumo vai para apenas um terço: 45 litros.

3 – Dar descarga
Calma que aqui não terá nenhuma sugestão inusitada. Mas é importante falar que enquanto um vaso sanitário com válvula gasta 12 litros de água, um vaso com uma válvula defeituosa gasta mais que o dobro, até 30 litros.
Como derrotá-lo? É simples, não se esqueça de deixar a válvula sempre regulada e quando notar um vazamento conserte o mais rápido possível. Se quiser dar um passo extra, existem privadas que economizam ainda mais água.

4 – Lavar a louça
Em uma casa que se lava a louça com a torneira meio aberta, em 15 minutos são utilizados 117 litros de água. Pensando que existe, ao menos, a louça do almoço e do jantar, o gasto pode até dobrar.
Como derrotá-lo? Antes de lavar a louça, que tal limpar os restos de comida dos pratos e panelas primeiramente com papel? Depois de enxaguar os utensílios, ensaboe tudo que tem que ser lavado e então abra novamente a torneira para um novo enxague.

5 – Lavando as roupas
Se você lava as roupas no tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. Já a lavadora de roupas? Por uso, são gastos 135 litros.
Como derrotá-lo? No tanque, que tal deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada? E com a lavadora de roupa, tente utilizá-la cheia e usá-la no máximo três vezes por semana.

6 – Limpando a calçada
Lavar a calçada com mangueira, apesar de ser um hábito de muitos, é um dos maiores prejuízos, gastando 279 litros de água em apenas 15 minutos.
Como derrotá-lo? Faça da vassoura sua aliada, utilizando ela para limpar a calçada e o quintal. Se tiver uma sujeira localizada, a Sabesp sugere a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça.

7 – Regando o jardim
Não, você não precisa deixar seu jardim de lado para economizar água. Mas molhar as plantas com uma mangueira durante dez minutos possui um gasto desnecessário de até 186 litros.
Como derrotá-lo? Existem algumas maneiras de economizar água regando suas plantas. Usar um regador ajuda e, ainda mais importante, os horários escolhidos para regar as plantas influencia. Durante o verão, regue de manhãzinha ou noite, que reduz a perda por evaporação. Já no inverno, a rega pode ser dia sim, dia não, pela manhã. Um esguicho-revólver na mangueira também ajuda, economizando até 96 litros por dia.

8 – Limpando o carro
Lavar o carro, principalmente durante a estiagem, é um gasto alto de água.
Como derrotá-lo? Não lave o carro durante a estiagem. Na época das chuvas, se necessário, use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira.

9 – Lavando alimentos
Na hora de higienizar as frutas e verduras consumidas, também é possível economizar água.
Como derrotá-lo? Deixe os alimentos durante 15 minutos numa vasilha com água e cloro, ou água sanitária de uso geral, na proporção de uma colher de sopa desses produtos para um litro de água. Depois, as frutas e verduras devem ser deixadas durante 10 minutos numa vasilha com vinagre, na proporção de duas colheres de sopa de vinagre para um litro de água. Agindo-se assim, obtém-se uma ótima higienização, economizando-se o máximo de água possível.

10 – Se barbear
Se você demora apenas cinco minutos para se barbear, são 12 litros gastos de água. Gasto desnecessário, não é mesmo?
Como derrotá-lo? Simplesmente fechando a torneira, o consumo cai para 2 a 3 litros. A redução é de 10 litros de água, suficiente para manter-se hidratado por pelo menos cinco dias.

DADOS: Sabesp
 



    Mais Conteúdo