Sem água, CDP de Serra Azul é esvaziado

19/03/2017 11:34:00

Dos cerca de 850 presos que estavam na unidade no final de fevereiro, restam apenas 296

Sem água para todos, as transferências passaram a ser constantes para esvaziar o CDP (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

Problemas no abastecimento de água fizeram o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Serra Azul ser esvaziado nas últimas quatro semanas, perdendo 75% de sua população carcerária. Dos cerca de 850 presos que estavam na unidade no final de fevereiro, restam apenas 296, segundo informações oficiais do governo estadual. Em contrapartida, os demais CDPS da região estão superlotados.

Conforme A Cidade revelou na edição de 22 de fevereiro, o poço artesiano que abastecia a unidade passou a despejar água com lama em 16 de fevereiro. Por alguns dias, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) teve que utilizar 18 caminhões pipa diariamente, com uma média de 200 mil litros, para garantir o mínimo de água no local.

Mesmo assim, a reportagem apurou que houve racionamento de água, com restrição de banhos aos presos. O problema com o poço não foi solucionado, e para amenizar a situação foi feito um “gato” com as tubulações da Penitenciária de Serra Azul.

Sem água para todos, as transferências passaram a ser constantes para esvaziar o CDP. Os principais destinos, conforme ACidade ON apurou, foram os CDPs de Pontal e Tuiuva - ambos tem capacidade para 847 presos, mas estão atualmente com, respectivamente, 1.064 e 1.212 detentos, segundo dados oficiais.
Nos outros CDPs da região a situação não é diferente: a unidade de Ribeirão está com 268 presos acima da capacidade e o de Franca com 669 acima do limite.

As unidades dessas quatro cidades poderiam comportar até 3.127 presos. Entretanto, segundo dados oficiais, estão com 4.646 – 1,5 mil a mais.

Outro lado

Na sexta-feira (17), o ACidade ON questionou a SAP sobre a situação do CDP de Serra Azul e previsão para normalizar o abastecimento de água, mas não obteve retorno até o momento.



    Mais Conteúdo