Horário de verão termina neste sábado

18/02/2017 10:05:00

A meia-noite será preciso atrasar os relógios em uma hora

Milena Aurea / A Cidade
Maria Angela Taparelli contou os dias para o fim do horário de verão: relórgios devem ser atrasados a meia-noite (Foto: Milena Aurea)

 

O horário de verão termina neste sábado. À meia-noite, os relógios devem ser atrasados em uma hora. A alteração foi aplicada nos estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do Distrito Federal.

Agora, chegou a hora de voltar ao horário tradicional o que, aliás, deixa muita gente alegre. Afinal, nem todos eram fãs do horário de verão.

Alterações no ciclo biológico e no horário de sono são as principais queixas. Maria Angela Taparelli está contando os dias para este período terminar. A aposentada de 62 anos diz sentir sonolência e cansaço durante todo o dia, neste período em que o dia demora mais para amanhecer.

“Logo no início do horário de verão fico muito irritada devido às mudanças na rotina. A interferência no horário de alimentação e, principalmente, no de dormir altera todo meu metabolismo”, comenta.

O fisiologista Alexandre Silva diz que o sono, que no início do horário de verão era prejudicado, volta a se estabilizar. Por isso, as atividades naturais e hormonais voltam ao normal.

“Com a mudança de horário as pessoas acabam recuperando antigos hábitos, principalmente em relação ao sono. E isto interfere diretamente na produtividade que pode aumentar”, diz. O médico ressalta que o corpo humano pode levar até sete dias para se readaptar. (Colaboração: Marina Marzola)



    Mais Conteúdo