Sistema prisional é tema do Almanaque CBN

14/01/2017 11:45:00

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (14), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

Weber Sian / A Cidade
Penitenciária (Foto: Weber Sian/A Cidade)

Menos de 15 dias de 2017 se passaram e dois massacres de grande porte já aconteceram em presídios brasileiros, deixando dezenas de mortos. Os casos chamaram atenção de todo Brasil e fizeram o tema ser colocado em pauta no Almanaque CBN deste sábado (14).

O primeiro caso foi em Manaus, logo no primeiro dia do ano. Após 17h de motim, 56 morreram em rebelião no Completo Penitenciário Anísio Jobim, no maior massacre do estado. Cinco dias depois uma situação parecida aconteceu na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima, deixando 31 vítimas fatais.

Na região ainda não houve nada tão grave, mas a Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto, por exemplo, abriga 1678 detentos, mais que o dobro dos 865 de sua capacidade. O que fazer para que as tragédias do norte do país não se repitam na região? Qual a real situação do sistema prisional brasileiro?

Para responder essas e outras perguntas, Heloísa Zaruh recebeu nos estúdios da rádio CBN Ribeirão o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da 12ª Subseção da OAB (Ribeirão Preto), Anderson Polverel; o promotor de Justiça Naul Felca; e o especialista em sergurança Guelfo Pescuma Júnior, que trabalha na área há 20 anos.

Ouça o primeiro e o segundo bloco do Almanaque CBN deste sábado.



    Mais Conteúdo