Savegnago e Sobeccan fazem ação anual de combate ao câncer de mama

11/01/2017 16:32:00

Durante todo o ano, projeto prevê o atendimento com o 'Mama Móvel' e orientações sobre causas e tratamentos da doença

F.L.Piton / A Cidade
Os pacientes poderão passar por consultas e agendar exames (Foto: F.L.Piton / A Cidade)

 

O Savegnago e a Sobeccan (Hospital de Câncer de Ribeirão Preto) fecharam uma parceria para promover ações itinerantes de combate ao câncer de mama durante todo o ano de 2017. Os primeiros atendimentos serão entre quinta-feira (12) e sábado (14), das 9h às 13h, em três unidades do supermercado em Ribeirão Preto (Ipiranga, Planalto Verde e Marincek) e, posteriormente, em outras cidades em que a rede está presente.

Pacientes poderão passar por consultas médicas, agendamento de mamografias e ultrassons de mamas quando necessário. Além da doação dos espaços para a realização da atividade, o Savegnago contribuiu ainda com a reforma, revitalização e plotagem do “Mama Móvel”, ônibus da entidade.

“O trabalho realizado pela entidade é muito sério e eficaz e vai abranger mais pessoas, já que a ação acontecerá por mais tempo. A doença é uma das que mais faz vítimas e a prevenção ainda é o melhor remédio”, comentou o gerente de marketing da rede, Murilo Savegnago.

Alerta e necessidade de exames

Segundo a Sobeccan, a orientação é que as mulheres fiquem alertas em: caso de histórico da doença na família, obesidade, idade avançada, se possuí os genes BRCA1 e BRCA2 (relacionados ao surgimento dos cânceres de mama e de ovário), nuliparidade (mulheres sem filhos), fase de reposição hormonal, que tiveram menstruação antes dos 12 anos ou menopausa tardia (após os 50 anos).

Apesar dos grupos mais propensos, a doença pode surgir em mulheres que não apresentam os fatores de risco. Os principais sintomas são: nódulo indolor e secreção na mama, que pode ser incolor, rósea ou sanguinolenta. No Brasil foram estimados, em 2016, 57 mil novos casos da enfermidade.

O diagnóstico precoce da doença permite um índice de cura de até 95%. A mamografia é a única forma eficaz de diagnóstico e deve ser realizada periodicamente. Para as mulheres entre 40 e 49 anos o recomendado é que o exame seja feito anualmente. As mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar o exame a cada dois anos.

Serviço

Ação permanente de combate ao câncer de mama

Na quinta-feira (12)
Horário: 9h às 13h
Local: rua Acre,1400 – Ipiranga

Na sexta-feira (13)
Horário: 9h às 13h
Local: rua Sérgio Achê, 1011, Planalto Verde

No sábado (14)
Horário: 9h às 13h
Local: rua Javari, 4819, A. Marincek



    Mais Conteúdo