'Samuzinho' forma 61 crianças em Ribeirão Preto neste sábado

02/12/2016 20:21:00

Todos foram capacitados, por um ano, a prestar socorros em situações de risco antes da chegada de ambulâncias

Matheus Urenha / A Cidade
Médicos do Samu foram tutores de 61 crianças e adolescentes em 2016 (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

A equipe do NEU (Núcleo de Educação em Urgência) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) marcou para este sábado (3), às 14h, a solenidade de formatura das 6ª e 7ª turmas do “Projeto Samuzinho”. O evento será na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

“Capacitamos 61 adolescentes. Todos estão aptos a receberem o certificado de conclusão”, afirma a técnica em enfermagem Wislaine Ripoli, uma das coordenadoras do projeto.

O programa é destinado a crianças na faixa etária de 8 a 13 anos e tem a finalidade de instruir sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega. As aulas são realizadas uma vez por semana, durante um ano, e ministradas por médicos e enfermeiros do Samu de Ribeirão Preto, em vários locais diferentes como a base do Serviço, no Corpo de Bombeiros, e no Setor de Regulação da Secretaria da Saúde.

Durante esse tempo, os alunos aprendem sobre cidadania, o que é o SUS (Sistema Único de Saúde), e tudo sobre primeiros socorros.



    Mais Conteúdo