Sesc sedia Feira do Desapego exclusiva ao público infantil

22/10/2016 14:48:00

Brinquedos serão trocados por uma moeda fictícia: os tostões

F.L.Piton / A Cidade
A feira tem o objetivo de estimular o consumo consciente; clique na imagem para abrir galeria (Foto: F.L.Piton / A Cidade)

 

Aos que procuram um programa diferente para a criançada neste sábado (22), em Ribeirão Preto, existe a opção do estímulo ao consumo consciente e a cultura do compartilhar. Até as 18h, o Sesc recebe a Feira do Desapego, onde brinquedos serão trocados por tostões – a moeda fictícia, inventada por Amanda Furlan, idealizadora e coordenadora do projeto.

VEJA FOTOS

“O objetivo é deixar as crianças se desfazerem de brinquedos, desde que estejam em bom estado e que já não eram mais usados, e trocarem por novos. A ideia surgiu de outros projetos sociais que participo há muito tempo. A parceria com o clube só veio para somar – o que era pra ser uma edição, se transformou em quatro”, diz Amanda.

Apesar da empolgação com o tema, escolhido em homenagem ao mês das crianças, essa é a primeira edição voltada para o público infantil. As anteriores, segundo a coordenadora, foram de roupas e utensílios domésticos, respectivamente. Na próxima, que já está marcada para dezembro, terá de tudo um pouco. “Será pra todos os gostos”, conclui.

Troca

A principal regra da Feira do Desapego é que, para fazer a troca, é necessário ter participado do recolhimento, que se encerrou às 14h30. A partir do início do evento, às 15h, não será permitido a entrega de brinquedos aos organizadores.

“Nós fazemos isso por experiência própria e até pela organização da feira. Na primeira edição, essa mistura gerou alguns conflitos entre os participantes, e a intenção é única: trabalhar com a economia de recursos sustentáveis, principalmente nessa edição”, explica Amanda. (Colaboração: Júlia Fernandes)



    Mais Conteúdo