Bosque/Zoo de Ribeirão Preto recebe nova moradora

29/06/2016 15:04:00

A lontra Bia chegou nesta terça-feira para ser companheira de Chicó no aquário

Weber Sian / A Cidade
A lontra Bia é a mais nova moradora do Bosque (Foto: Weber Sian / A Cidade)

 

Acuada, Bia se esconde entre as pedras do aquário. Depois, se aproxima devagarzinho da água que imita rio. A lontra, moradora mais nova do Bosque Municipal Fábio Barreto, está se acostumando ao novo ambiente.

Pudera, já que acaba de chegar!

Na manhã desta quarta-feira (29), o aquário do Bosque estava em festa. A lontra chegou na noite de terça-feira (28), para ser a companheira do Chicó, lontra macho que desde janeiro é a atração mais querida do local.

“A importância é a conservação da espécie. Além de o animal não ficar sozinho, há a possibilidade da procriação”, diz Luiz Carlos Biagi, responsável pelo aquário.

Bia e Chicó vieram da mesma lonjura. Foram doação do Ibama baiano, em Salvador. Ele já é um jovem maduro, 10 anos de vida. Ela ainda é novata, com 4. Os dois foram resgatados pelo órgão.

“Sempre que chega um bicho novo ou que nasce é uma alegria para nós. É a continuidade da espécie”, diz Alexandre Gouvêa, diretor do Bosque Municipal.

Bia e Chicó ainda não sabem, mas, se depender da torcida do ZOO, serão namorados dos mais apaixonados. “O pareamento é excelente”, nas palavras de Alexandre.

Por enquanto, eles estão em locais separados, para a adaptação adequada. Chicó, porém, já percebeu que tem algo no ar. “Ele mudou a vocalização”, conta Luiz.

A ideia é que em breve eles possam dividir o tanque, as pedras, a ninhada.

Quem é a lontra?

As lontras são animais mamíferos, que vivem próximos aos rios, onde buscam peixes e crustáceos como alimentos.

Geralmente, esses animais têm hábitos noturnos.

A gestação da fêmea dura em torno de dois meses e pode gerar até cinco filhotes.

No Bosque, as lontras são alimentadas com miúdos de frango e peixes.



    Mais Conteúdo