Dia de São Pedro é comemorado com 'benção de chaves' e quermesse, em Araraquara

29/06/2016 08:19:00

Para homenagear o santo, mãe batiza filho de Pedro; Paróquia faz missa especial, procissão e quermesse

Amanda Rocha/Tribuna Araraquara
Paróquia do Melhado faz missa com benção das chaves hoje à noite (Amanda Rocha/Tribuna)

Hoje é dia de São Pedro, considerado o porteiro do céu e guardião das chaves. A data marca o fim das festas juninas e dá espaço para as festas julinas que estão por vir em Araraquara, cidade que tem as quermesses como uma tradição desta época típica do ano.

Quem também comemora é o administrador Giovanni Pedro Bianchini, que completa 38 anos hoje e carrega em seu nome uma homenagem ao santo. “Meus pais são devotos de São Pedro e, como eu nasci no dia 29 de junho, resolveram adicionar mais um nome para homenagear”, conta.

Amanda Rocha/Tribuna Araraquara
Giovanni Pedro nasceu no dia do santo e ganhou nome em homenagem (Amanda Rocha/Tribuna)

Giovanni Pedro nasceu no dia 29 de junho de 1979 e a data do nascimento não foi nada planejada. “Naquela época não dava para escolher como ocorre hoje, então eu nasci no da de São Pedro mesmo, sem ninguém escolher. Como meus irmãos também têm nomes que começam com a letra “g” e somos descendentes de italianos, meus pais optaram pelo nome duplo”, explica.

Ele, que também é católico e devoto de São Pedro, gostou da homenagem. “Quando eu era criança, tive essa curiosidade de perguntar o porquê do meu nome e ir pesquisar quem é São Pedro. Acho que o nome reflete essa religiosidade da minha família e esse respeito que temos pelo catolicismo, é muito bacana essa consideração pela tradição”, avalia.

Já que São Pedro também é considerado o responsável pela chuva, Giovanni não escapa das brincadeiras dos amigos. “A gente brinca que ele é meu xará, pedem para eu transmitir o recado e pedir mais água ou para parar de chover. De uma maneira ou de outra, São Pedro faz parte do meu dia a dia”, brinca.

Paróquia faz missa com benção das chaves
A Paróquia São Pedro e Santa Luzia tem uma programação especial hoje para celebrar o dia do padroeiro. Logo às 7h tem a missa do primeiro terço e às 8h será realizada a missa com a bênção do bolo, que será vendido em seguida. Das 9h às 14h acontece a vigília e, às 14h, tem a missa do segundo terço. Às 15h é realizada a missa dos enfermos e, por fim, tem a missa com a bênção das chaves às 19h30, seguida de procissão.

Como São Pedro é considerado o guardião das chaves, é tradição que os fiéis levem as chaves de casa ou do automóvel para o padre benzer na missa. Depois desta última missa, começa a quermesse no salão ao lado da paróquia, com comidas típicas de festa junina. A festa é aberta ao público e gratuita, as pessoas só pagam o que forem consumir. A Paróquia São Pedro e Santa Luzia fica na rua Amabile Fattori, 519, na Vila Melhado.



    Mais Conteúdo