Corpus Christi deve atrair 60 mil fiéis em Matão

26/05/2016 08:10:00

Evento religioso ocorre hoje e atrai católicos e turistas de todo o País; tapetes decorativos enfeitam quarteirões da cidade

Reprodução EPTV
Milhares de fiéis acompanham a confecção dos tapetes e também a procissão (Reprodução/EPTV)

Mais de 60 mil fiés devem passar por Matão hoje para prestigiar a tradicional festa de Corpus Christi. Em sua 68ª edição, a festa religiosa conta com a participação de mais de 700 pessoas, entre estudantes, voluntários e artistas para a ornamentação do tapete que se estende por 12 quadras e enfeita a região central do município.

Em formato de cruz, o trajeto decorado onde passará a procissão se inicia em frente à Igreja Matriz, na rua José Bonifácio, e segue pela avenida 28 de agosto, rua Rui Barbosa, avenida 15 de Novembro, avenida Siqueira Campos e rua José Bonifácio, de onde retorna para o ponto de partida, na Igreja Matriz.

Os desenhos estão sendo confeccionados desde a madrugada de hoje e permanecem à disposição do público até às 15 horas, quando inicia-se a última Missa Eucarística, que reúne todas as paróquias da cidade e antecede à procissão. De acordo o diretor de Turismo de Matão, Wilson Cardoso, para a confecção dos tapetes serão utilizadas 70 toneladas de dolomita, areia e vidro moído.

‘Corpo de Cristo’
“É a única vez que Jesus sai às ruas. Por isso decoramos o tapete, que é o caminho onde Jesus irá passar. É uma forma de homenagear demonstrando todo o amor e carinho por Ele”, explica o pároco Jorge João Aparecido Nahra.

‘Artista na Rua’
O projeto ‘Artista na Rua’ completa dez anos e reúne estudantes e voluntários para a confecções de parte dos tapetes decorativos. Assim como em outras edições, o projeto irá homenagear um artista plástico. Desta vez, a homenageada será Katia Almeida. Ela é natural de São Paulo e atuou por muitos anos no mundo da moda. Em 2004 entrou para o mundo da arte, quando iniciou no artesanato e, em seguida, se especializou em pintura em telas. São mais de 1,5 mil obras produzidas.

Pequeno artista
Seguindo os passos da avó, o pequeno Miguel Bessi, de oito anos, acompanha o projeto ‘Artista de Rua’ desde o primeiro ano de vida. Desta vez, Miguel irá ajudar a avó na decoração, preenchendo o tapete com desenhos da artista plástica Kátia Almeida.

Homenagens e atrações da festa
Além da reprodução de suas obras nos tapetes decorativos, a artista plástica Kátia Almeida está sendo homenageada, desde ontem, com uma exposição na Casa da Cultura de Matão. Alguns dos seus trabalhos estarão disponíveis durante a festa de Corpus Christi.

Para os amantes de artesanato, o Departamento da Cultura permanece este ano com a tradicional Feira de Artesanato que estará montada em frente à praça da Matriz e terá a participação de artesãos de Matão e região, das 8h às 17h, na Praça “Dr. Leônidas Catigola Bastia”, no Centro.

Os fiéis poderão comemorar em celebrações eucarísticas que ocorrem desde o início do dia na igreja da Matriz (Paróquia de São Sebastião), no Centro da cidade.

Outras atrações
Durante a festa haverá a apresentação do grupo ‘Cia. de Sapateado Parapumpá’ com o espetáculo “Profeta Gentileza: O Chacrinha das Calçadas”. A atração será a partir das 14h, em frente à Casa da Cultura. (colaborou Jayne Coledam)



    Mais Conteúdo