Escalada da violência continua em Ribeirão Preto

09/02/2016 15:32:00

Já são 12 mortes violentas na cidade neste ano, sendo seis deles em confrontos com a PM

Doze mortes violentas foram registradas este ano em Ribeirão Preto. Duas na noite de sábado (7). O número já é maior do que os 11 homicídios ocorridos em janeiro e fevereiro do ano passado na cidade, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo.

Segundo o especialista em segurança e ex-secretário nacional da Segurança Pública, José Vicente da Silva, o número é considerado alto, mas ainda é cedo para dizer se o ano está violento.

“Se isso for uma tendência, poderíamos fechar o ano com 70 mortes. Mas, ainda é cedo para se chegar a esta conclusão. De qualquer maneira, janeiro costuma ser um mês problemático devido a ter cinco finais de semana. Nas sextas, sábados e domingos, a ingestão de álcool é maior e a violência aumenta. O mesmo acontece nos feriados, como neste de carnaval”, explica José Vicente.

Das 12 mortes violentas ocorridas em Ribeirão neste ano, seis foram durante suposto confronto com a PM (Polícia Militar). Segundo o especialista, é preciso avaliar cada caso para saber se houve abuso de poder.

Feriado violento

No início da noite de sábado, a PM recebeu a denúncia anônima de que pessoas estariam descarregando drogas nos Campos Elíseos, zona Norte. Conforme o o boletim de ocorrência, ao chegar ao local, os policiais bateram na porta da casa, mas uma mulher se recusou a atendê-los.

Os PMs tentavam entrar quando viram dois homens fugindo pelo telhando. Iniciou-se uma perseguição. Um dos suspeitos teria escorregado e disparado contra os policiais, que revidaram e acabaram matando Wender Vilela Posca, de 18 anos. O outro suspeito teria fugido.

Também na noite de sábado, um homem de 50 anos foi encontrado morto num quintal, no Salgado Filho. Segundo o boletim de ocorrência, testemunhas ouviram gritos no local e Ayrton Gonçalves Siqueira foi encontrado morto.

Homicídio em Dumont

Um homem de 33 anos morreu na noite de sábado após um suposto confronto com a PM, na área rural de Dumont.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma viatura de patrulhamento da Força Tática perseguia o veículo com placa de Araraquara, na rodovia Mário Donegá (SP-291), quando o motorista do carro perdeu o controle da direção e bateu em um barranco. Os dois ocupantes do veículo tentaram fugir a pé por um canavial.

Israel Henrique dos Santos, de 33 anos, trocou tiros com a PM e morreu no local. O outro suspeito conseguiu fugir. Os policiais encontraram um revólver calibre 38 com Israel. O carro usado pelos suspeitos estava relacionado a três ocorrências em Ribeirão: dois furtos e uma tentativa.

SSP e PM

A SSP do Estado informou que a Polícia Civil instaurou inquéritos para apurar as duas ocorrências, em Dumont e Ribeirão, registradas como mortes decorrentes de intervenção policial. “O comando da PM local e a Corregedoria acompanham as investigações, como ocorre em toda morte envolvendo policiais.”

A Polícia Militar foi procurada para comentar os confrontos, mas não retornou até o fechamento desta edição.



    Mais Conteúdo