Agora, Prefeitura promete aquário municipal para este mês

01/12/2015 15:08:00

Espaço para a nova atração do Bosque Fábio Barreto está pronto desde dezembro de 2014

Arte / A CidadeO aquário do Bosque e Zoológico Fábio Barreto ganhou nova data de inauguração: início de dezembro. Depois de quatro anos em obras e R$ 1 milhão de investimento, a Prefeitura de Ribeirão Preto garantiu que as instalações estão prontas, "faltando apenas alguns ajustes técnicos".

A abertura do aquário está sendo adiada desde abril de 2013. Na ocasião, a Administração Municipal anunciou que a cidade ganharia "um dos maiores aquários de água doce do Estado de São Paulo", mas em janeiro do ano passado, os tanques apresentaram vazamentos e a Secretaria do Meio Ambiente transferiu a inauguração para o segundo semestre de 2014.

Em fevereiro deste ano, no entanto, o aquário permanecia sem água, sem peixes e de portas fechadas à população. O secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, chegou a dizer que a estreia só dependia do setor operacional do zoológico, mas a Prefeitura informou que a abertura ainda demoraria 120 dias em decorrência do processo de preparação da água e da vistoria do local.

Passados os 4 meses, entretanto, a Administração descumpriu novamente sua promessa e passou para o final de julho a inauguração do espaço. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, faltava a aquisição de um gerador para que a atração começasse, enfim, a funcionar.

Rafaela e Henrique, de 4 e 1 ano e meio respectivamente, estão ansiosos para ver os peixinhos. "As crianças vão gostar muito. O bosque vai ficar completo", afirma o pai das crianças, Henrique Barone, 33 anos.

"O aquário vai ser um adicional. O que puder ser acrescentado ao zoológico, é interessante ao público", comenta o médico Carlos Humberto Moreira, 36 anos.

A técnica em enfermagem Luciandra Alves Laurentino, 37 anos, também espera pela inauguração do local. "Nem toda criança pode ir à praia para ver os peixes de perto", observa. 

Peixes já chegaram 

A Prefeitura informou, por meio de nota, que o gerador já foi instalado e passou por vistoria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em setembro. A secretaria do Estado também realizou uma inspeção no aquário e concedeu a autorização de manejo.

Os primeiros peixes começaram a chegar aos tanques há dois meses e, de acordo com a nota, estão passando por um período de estabilização na água. "Ressaltamos que, tecnicamente, não podemos povoar de uma vez todos os tanques", explica a Prefeitura.

O aquário terá aproximadamente 250 metros quadrados, dois recintos, sete tanques temáticos com 220 mil litros de água e 361 peixes de 40 espécies.

A Administração Municipal ainda destacou, no início do projeto, que o local será equipado com câmeras, placas eletrônicas informativas e televisores que mostrarão imagens e documentários das regiões em que as espécies aquáticas habitam. 

Análise - Demora é problema de gestão

Não existe justificativa alguma para uma obra demorar 4 anos para ser concluída. Não tem licença ambiental, edital ou termo de referência que demore 4 anos para ser realizado e executado. Principalmente porque é uma obra de baixa complexidade. Se fosse uma rede de metrô com escavações arqueológicas em Roma, por exemplo, daria até para argumentar, mas não. Isso é um problema de gestão, de execução de contrato e de fiscalização das obras. Também é uma falta de respeito com a população, que está esperando há tanto tempo. Era para o aquário ter ficado pronto em, no máximo, um ano. Se a Prefeitura não consegue arcar com a gestão de uma forma efetiva, ela deveria recorrer ao terceiro setor ou ao setor privado para fazer uma parceria ou para transferir a gestão do bosque inteiro. Hoje, temos varias alternativas de gestão e, cada vez mais, a gente percebe que o setor privado e o terceiro setor estão dispostos a participar.

Cláudia Souza Passador, especialista em Administração Pública.

F.L.Piton / A Cidade
Especialistas criticam a demora de quatro anos para a construção do aquário do Bosque Municipal Fábio Barreto; Prefeitura diz que atração de água doce será a maior do Estado de São Paulo e abrirá nos próximos dias


    Mais Conteúdo