Araraquara tem primeira suspeita de Chikungunya registrada na cidade

01/12/2015 13:37:00

Jovem de 19 anos aguarda resultado de exames para confirmar doença; cidade não possui testes específicos para diagnóstico

A família da promotora de vendas Yanca Cristina de Freitas, de 19 anos, aguarda o resultado de uma bateria de exames para confirmar se a jovem é a primeira moradora de Araraquara a contrair a Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito da dengue.

Yanca vem sentindo sintomas e inchaço pelo corpo há pelo menos dois dias. Na última segunda (30), ela recebeu atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Central. Segundo a família, o médico que acompanha o caso acredita que realmente pode ser a Chikungunya.

Neste momento, Yanca está internada no AMES (Ambulatório Médico Especializado) de Américo Brasiliense e aguardando o resultado dos exames. A família acredita que terá a confirmação na tarde desta terça (1).

Segundo a mãe, a promotora de vendas Daniela Caruso dos Santos, 35, a família teve muita dificuldade para conseguir encontrar atendimento para a jovem, já que, segundo ela, não há na cidade exames específicos capazes de detectar a doença de forma rápida.

A febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue. Seu modo de transmissão é através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas são febre, mal-estar, cores pelo corpo, apatia e cansaço.

A grande diferença da febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.



    Mais Conteúdo