Violência na cidade é discutida no Almanaque CBN

01/08/2015 11:14:00

Programa foi ao ar neste sábado (1), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

Vinicius Brino/CBN Ribeirão
Marcos Lacerda, Leonardo Romanelli, José Roberto Malaspina e Rodrigo Prioli (Foto: Vinicius Brino/CBN Ribeirão)

Roubos a residências, carros, motos... Furtos, homicídios... A violência na cidade foi o tema debatido no Almanaque CBN deste sábado (1). O assunto é o tema do terceiro e último painel do Agenda Ribeirão 2015, que será na próxima sexta-feira (7), no Auditório Meira Júnior.

Até o final de julho, 25 homicídios aconteceram em Ribeirão Preto, cinco a mais do que no mesmo período do ano passado. Em Franca, foram registrados oito, o dobro de 2014. Já em Sertãozinho as ocorrências subiram de quatro para sete.

Em contrapartida, os roubos e furtos de veículos caíram. Nas 93 cidades que compõe a região segundo as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, foram registrados 761 furtos de janeiro a junho, contra 1.206 no ano passado, tendo assim uma queda de 15,74%. No caso dos roubos, foram 3.452, contra 4.097 em 2014, 36,9% a menos.

Para tratar do assunto, Rodrigo Prioli recebeu o coronel José Roberto Malaspina, responsável pelo CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior da 3ª região) da Polícia Militar (PM); o promotor de Justiça do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Leonardo Romanelli; e o delegado titular da Seccional da unidade de Ribeirão Preto da Polícia Civil, Marcos Lacerda.

Agenda Ribeirão

A segunda edição do Agenda Ribeirão será encerrada na próxima sexta-feira, com o painel "A violência e seus reflexos na sociedade". O tema será abordado em palestra do diretor-executivo do 'Instituto Sou da Paz', Ivan Marques, que é advogado formado pela PUC-SP, mestre em relações internacionais pela Unicamp e em direitos humanos pela London School of Economics and Political Science.

Ouça a abertura, o primeiro e o segundo bloco do programa.



    Mais Conteúdo