Câmeras vão monitorar poços do Daerp

28/05/2015 09:03:00

Tecnologia será implantada após recorrentes ataques - 28 desde o início de 2014

F.L. Pinton/A Cidade
Poço dos Campos Elíseos foi alvo de vandalismo neste mês; 70 metros de fios foram furtados (Foto: F.L.Piton/A Cidade)

A explosão de casos de vandalismo contra poços do Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) fez a autarquia decidir instalar um sistema de monitoramento 24 horas por meio de câmeras.
A primeira fase contempla 21 poços artesianos e deve começar ainda este ano. As câmeras serão monitoradas a partir de uma central. O valor investido na implantação da nova tecnologia não foi divulgado.

Neste ano foram registradas 12 ocorrências de vandalismo em poços – 2,4 por mês. Em todo o ano passado foram 16 casos do tipo – 1,3 caso/mês, um crescimento de 84% no número de ataques.

A maioria dos problemas ocorre em poços localizados nas regiões Norte e Oeste da cidade.

Os casos incluem furto de fiação e danificação no painel eletrônico e no transformador de energia. O painel é responsável por levar energia elétrica ao poço. Quando isso ocorre, obriga o Daerp a fazer manobras na rede para garantir o abastecimento.

O furto mais recente atingiu o poço Nilza, nos Campos Elíseos. Na madrugada do dia 18 de maio, quatro homens arrombaram o cadeado, entraram no local e levaram cerca de 70 metros de fios de cobre, o que prejudicou a parte elétrica do poço. Além disso, o painel e o transformador foram danificados.
Nesse caso, a ação dos vândalos paralisou as atividades, mas outros dois poços abasteceram a região, como o Amim Calil e Matadouro. Não houve, portanto, danos aos moradores.
Das quatro pessoas que invadiram o local para furtar os fios, duas foram presas pela Polícia Militar.



    Mais Conteúdo