Ribeirão Preto pode ser dividida em distritos a partir da próxima eleição

24/04/2015 15:02:00

Projeto aprovado no Senado institui votos distritais para vereadores em cidades com mais de 200 mil eleitores

Milena Aurea / A Cidade
Caso entre em vigor, Casa de Leis de Ribeirão Preto deve ser formada por vereadores de 25 distritos, pelo menos (Foto: Milena Aurea / A Cidade)

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei que institui o voto distrital para vereadores com municípios com mais de 200 mil eleitores. Com isso, a cidade de Ribeirão Preto poderá ter mudanças, sendo assim dividida em, pelo menos, 25 regiões.

O número corresponde a quantidade de cadeiras na disputa. Caso não haja nenhum recurso de análise do texto pelo plenário, a proposta será levada para a Câmara dos Deputados. A aprovação da matéria no Congresso deve ocorrer até outubro para que o projeto seja válido na eleição municipal de 2016. 

Pela proposta, a cidade seria dividida em distritos e elegeria o candidato mais votado em cada região. Essa divisão deve ser feita pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). No texto, o partido ou a coligação poderá registrar apenas um candidato a vereador por região. Cada parlamentar deve ter direito a um suplente. 



    Mais Conteúdo