Ônibus terá câmera e bilhete eletrônico

24/04/2015 11:19:00

Empresa vencedora terá 120 dias para implantar mudanças; peço da tarifa pode chegar a R$ 3,00

A Prefeitura de Sertãozinho abriu licitação para reestruturar o sistema de transporte público da cidade. A nova proposta, prevê implantação do bilhete eletrônico, aumento no número de linhas, passe único e monitoramento por câmeras em todos os ônibus.

A empresa vencedora terá 120 dias para colocar em prática as novas regras e realizar a transição com a Sertran, atual prestadora do serviço.

O contrato com a Sertran entrou em vigor em 2007 e deveria vencer somente em 2017. Porém, a prefeitura decidiu antecipar a licitação por orientação do Tribunal de Contas do Estado por um erro de formalidade no pregão anterior, explicou João Batista de Camargo Júnior, Secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.

Com as alterações, o valor da tarifa hoje fixado em R$ 2,95, poderá chegar aos R$ 3, como prevê o edital.

Mensalmente, 160 mil usuários utilizam o serviço nas sete linhas de cobertura da Sertran. A intenção da prefeitura é aumentar o número de linhas em 60%. “Vamos colocar à disposição 11 linhas e dobrar o número de veículos, saindo de 12 para 22 com mais 2 na reserva”, diz Camargo.

O pagamento em dinheiro não será mais aceito nos ônibus. Além do sistema de bilhete eletrônico, o edital também prevê a criação do passe único, que dá direito ao usuário pegar duas conduções pagando apenas uma tarifa. “O bilhete integração faz com que o passageiro prossiga viagem sem custo adicional. Isto em um período de duas horas após o primeiro embarque”, diz Camargo.

O anúncio do aumento no número de linhas agradou a aposentada Maria Aparecida de Souza, 48 anos, que precisa do transporte público para chegar o centro da cidade. Quando perde o horário a mulher fica esperando por cerca de 30 minutos uma nova condução.

arte/ a cidade
 

Licitação prevê 15 veículos novos
Uma das promessas da nova licitação é que a empresa vencedora deverá colocar em funcionamento 15 ônibus novos. Todos com sistema de monitoramento e câmeras de segurança.

“Se houver alguma reclamação com relação a atrasos, excesso de velocidade e superlotação, nós teremos condições de verificar a relação em tempo real e é claro estabelecer multas para a empresa”, justificou Camargo.

A promessa de carros novos será cobrada pela usuária Tânia Pereira, 32 anos, faxineira. A mulher se assustou com a qualidade dos ônibus. “Os bancos estão quebrados, existe muita sujeira dentro do veículo. Nos dias de chuva, eu fico com medo”, revelou.

O vigilante Leandro André Ferné, 34 anos, gosta da ideia das mudanças, mas não acredita muito que elas vingarão. “A ideia é ótima. O problema é sair do papel. Não pode ficar só na promessa”, diz descrente.

Cruz das Posses
O tempo de espera pelo ônibus lidera a lista de reclamações dos usuários do distrito de Cruz das Posses.

Ana Cláudia Valentin, 29 anos, professora, precisa do transporte público para chegar ao serviço, ela questiona a falta de opções de horários.

“Eu tenho que pegar o ônibus duas horas antes do meu horário de entrada. Se perder chego no serviço atrasada. O tempo é longo, já que a viagem dura em média 30 minutos”, contou.

Com as mudanças o secretário espera que o transporte público seja mais utilizado pela população.

Sertran não aceita ruptura de contrato
A assessoria de imprensa da Sertran informou, por meio de nota, que “até o momento não recebeu da Prefeitura nenhuma resposta ou justificativa quanto a uma ruptura antecipada do contrato.”

E que em caso de rompimento, a empresa “estudará quais medidas a serão tomadas em proteção dos seus interesses.”

A Sertran, também afirmou que “os ônibus de Sertãozinho já possuem sistema de bilhetagem eletrônica há mais de 10 anos e também o sistema de câmeras”. O secretário de Mobilidade Urbana João Batista de Camargo Júnior diz desconhecer esse serviço.

Em relação ao edital, a empresa relatou que o mesmo “organiza-se através de numerosas exigências e determina um volume de investimentos elevados, e por outro lado, sem oferecer garantias de remuneração para a empresa vencedora de certame.” “O edital está norteado em suas previsões e cálculos de um número de passageiros irreal, estando neste particular incorreto, que pode induzir a erro substancial na formação das propostas de eventuais interessados.”

Quanto as reclamações dos usuários, a Sertran afirma que os veículos passam por manutenções preventivas e que os ônibus são higienizados todos os dias.

 



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