Diarista de 52 anos sonha com uma consulta no HC

29/01/2015 10:36:00

Saúde encaminhou a paciente ao HC em junho de 2014, mas até hoje ela aguarda avaliação para cirurgia

Weber Sian
Ressonância apontou que a paciente Eunice Nunes da Silva sofreu rompimento nos ligamentos e meniscos (Foto: Webwe Sian/ A Cidade)

A diarista Eunice Nunes da Silva, 52 anos, não imaginou que um tombo da cadeira pudesse provocar tanta dor e complicar sua vida. A queda ocorreu em 2013 e rompeu os ligamentos do joelho. Desde então, ela busca socorro na saúde pública e não consegue.

Vítima de uma sucessão de má informações e má vontade, ela, hoje, vive à base de medicamentos. E aguarda, desde junho do ano passado, ser chamada para uma avaliação de um ortopedista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Porém, o atendimento pode demorar até dois anos e meio ou mais, segundo apurou a reportagem. “Estou implorando pelo amor de Deus. Não aguento mais de tanta dor nessa perna. Passei pela Beneficência Portuguesa e eles me encaminharam para o HC porque disseram que meu caso era cirúrgico e não podiam resolver meu problema”, diz.

Ela conta que a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto disse que não havia encaminhamento pedido para ela passar pelo HC. “Recebi uma cartinha da ouvidoria da Secretaria da Saúde dizendo que eu não tenho encaminhamento, que eu precisava procurar uma unidade de saúde. Mais do que eu já procurei?”, conta a paciente que tem diversas receitas de medicação tomada para dor na UBDS do Quintino 2.

O drama
Eunice é sozinha para cuidar de uma filha com problemas psiquiátricos.

Ela trabalhava como diarista e pagava todas as contas da casa, mas agora não consegue mais fazer nada. Ela diz que bastam poucos minutos em pé para que uma dor insuportável surja nas pernas, a machucada e também a direita, onde ela apoia todo o peso do corpo.

“Tomei um tombo da cadeira e torci o joelho esquerdo, daí para frente as dores que eu sentia na perna só pioraram”, conta.

No laudo da ressonância magnética feita na Beneficência Portuguesa conta que a paciente teve rompimento de ligamento do joelho, rompimento dos meniscos medial e lateral e estiramento dos ligamentos colaterais. “Eu só quero uma consulta, não é pedir muito. É meu direito. Queria ver se fosse a mãe de um desses governantes ou um parente deles sofrendo se eles iam ter todo esse pouco caso.”

Saúde diz ter encaminhado em junho de 2014
Em nota, o setor de comunicação da Secretaria da Saúde informa que o encaminhamento da paciente Eunice Nunes da Silva para o setor de ortopedia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto foi feito no dia 18 de junho de 2014.

Procurado, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto não informou o motivo de até hoje a paciente não ter sido chamada para consulta.

A reportagem também questionou sobre qual o tempo médio de espera para conseguir atendimento na ortopedia do hospital, até o fechamento desta edição nenhuma das perguntas foi respondida pelo setor de comunicação do Hospital das Clínicas.

Assessor de imprensa do HC informou, por volta das 19h30, que reposta sobre o caso deve ser dada hoje.



    Mais Conteúdo