Estado prevê renovar convênio da ciclofaixa em Ribeirão Preto

19/12/2014 23:31:00

Normalização está prevista para ocorrer em janeiro de 2015

Weber Sian / A Cidade
Ciclofaixa deve permanecer com apoio de parceiros até que o convênio seja renovado (Foto: Weber Sian / A Cidade)

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado informou nesta sexta-feira (19) que o convênio firmado com a Federação Paulista de Ciclismo para a manutenção da ciclofaixa de lazer em Ribeirão Preto está em processo de estudos para renovação. A previsão é que a parceria seja retomada em janeiro de 2015.

A parceria durou oito meses, entre março e novembro, e enquanto isso a prefeitura busca apoiadores para não cancelar as atividades.

Ao mês, o governo do Estado repassou, desde março, R$ 232 mil para a manutenção do projeto, com uma pequena contrapartida da Federação Paulista de Ciclistmo – R$ 3,3 mil/mês. A prefeitura integra a parceria cedendo agentes de trânsito.

A parceria não se limita à ciclofaixa. O repasse de verbas contempla também a escola de ciclismo e a cessão de 100 bicicletas para empréstimo.

A ciclofaixa foi implantada em outubro de 2010 em Ribeirão, mas até fevereiro deste ano funcionava por meio de parceria entre a prefeitura e patrocinadores. A partir de março, o governo do Estado assumiu o convênio, que provocou duas mudanças: a ampliação do horário das 7h às 13h para até as 16h e a escola de ciclismo na Cava do Bosque.

Apreensão

A ameaça do cancelamento do projeto preocupou os frequentadores assíduos e deve ser motivo de protesto marcado pelas redes sociais na próxima segunda-feira (leia mais abaixo).

A cada domingo, 5 mil pessoas se utilizam da ciclofaixa, que tem 6 quilômetros de percurso – entre os parques Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira) e Luís Carlos Raya.

Protesto tem mais de 120 confirmações

O impasse a respeito da renovação do convênio mobilizou participantes por meio da rede social Facebook. Eles prometem um manifesto nesta segunda-feira, dia 22, às 10h, no Trevão de Ribeirão Preto.

O local e o horário do protesto foram escolhidos porque o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá estar no Trevão para inaugurar a última fase da obra, tida como um dos maiores complexos viários do Estado de São Paulo.

Denominada “Manifestação para a Renovação da Ciclofaixa de Ribeirão Preto”, a página convidou 2,8 mil manifestantes, mas até o início da noite desta sexta 128 pessoas haviam confirmado a participação.

“Vamos pedir pessoalmente ao governador que interceda a nosso favor e renove a ciclofaixa. Participe e convide os amigos”, diz a frase inicial.



    Mais Conteúdo