Secretário de Saúde de Ribeirão coloca cargo à disposição

21/10/2014 21:54:00

Em depoimento a Comissão Especial de Estudos da Câmara, Stênio Miranda afirmou que não tem competência para o cargo

Milena Aurea / A Cidade
Durante CEE na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, secretário disse colocou o cargo à disposição (Foto: Milena Aurea / A Cidade)

O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Stênio Miranda, afirmou que seu cargo está à disposição em depoimento prestado nesta terça-feira (21) a CEE da Saúde (Comissão Especial de Estudos), na Câmara Municipal.

VEJA VÍDEO

Após ser criticado pela família do caminhoneiro Fernando Garcia, que morreu com quadro de infeccção urinária no dia 4 deste mês, após passar quatro vezes pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) recebendo diagnósticos equivocados, Stênio afirmou que não tem “competência” para o cargo.

“De fato eu também considero que não sou a pessoa mais indicada para o cargo de secretário municipal de saúde. Não tenho competência para isso. Já coloquei o cargo à disposição. O cargo está à disposição da senhora prefeita. Acho que existem pessoas muito mais qualificadas e preparadas do que eu para conduzir a secretaria”.

Stênio foi chamado à Câmara para prestar esclarecimentos sobre a estrutura da saúde municipal e as denúncias de negligência médica envolvendo as unidades de saúde municipais. Só neste ano, o A Cidade já publicou oito casos de mortes investigadas por possível erro médico.

A família de Fernando esteve presente na Câmara e pediu a palavra, questionando o secretário sobre o atendimento prestado ao homem. “Não foi fatalidade, secretário. Está na hora de assumir os erros. Não quer administrar a saúde? Renuncia”, pontuou o filho, Fernando Junior.

Durante o depoimento, que durou duas horas, o atendimento foi muito criticado pelos vereadores e o secretário chegou a ser vaiado pelos familiares de Fernando. Stênio chegou a dizer que iria interromper a sessão ao ser chamado de mentiroso por Júnior, mas a situação foi mediada.  

Prefeitura não quis se manifestar

A assessoria de imprensa da prefeitura disse que não iria se manifestar sobre a declaração do secretário.

No final do depoimento, questionado sobre a declaração, Stênio tentou amenizar a afirmação, dizendo que colocou o cargo à disposição quando a prefeita se reelegeu, por imaginar que ela trocaria sua equipe.

Reprodução / TV Câmara Ribeirão
Stênio: "Não tenho competência para isso [ao cargo de secretário municipal de Saúde]"; clique para assistir ao vídeo  (Imagens: Reprodução / TV Câmara Ribeirão)

 



    Mais Conteúdo