Das nove viaturas da Guarda, seis estão fora de circulação

16/04/2014 09:01:00

Parte da frota estaria 'encostada' por falta de peças e necessidade de serviços mecânicos

Mateus Rigola/Tribuna Impressa
Segundo o coordenador da Guarda, quatro viaturas estão em atividade pela cidade e novas dez devem chegar em breve

Das viaturas da Guarda Civil Municipal de Araraquara que deveriam fazer a fiscalização na cidade, mais de 65% estão paradas. É o que mostra levantamento foi feito pelo vereador Donizete Simioni (PT), após uma denúncia sobre problema na disponibilidade de veículos na frota.
A corporação nega e diz que a atuação se mantém normal.

“No total, são nove viaturas em poder do município e seis estão paradas. Três aguardam reposição de peças na oficina e outras três estão encostadas devido ao estado precário. Pior, uma das que está em atividade apresenta má conservação e não deveria estar em uso”, afirma Simioni.
Segundo ele, o trabalho da Guarda tem sido prejudicado e muitos chamados deixam de serem atendidos.

“Existe até mesmo uma resistência de guardas que se recusam a saírem com esses veículos. Com isso, rondas e chamados não estão sendo cumpridos como deveriam”, completa Simioni.
O coordenador da Guarda Municipal, Marcos Silva, contesta as informações. Diz que o número de viaturas paradas é inferior ao apontado no levantamento.

“Temos atualmente quatro viaturas em atividade pela cidade. O que acontece é que dois veículos foram vítimas de acidentes e estão na oficina aguardando aprovação do seguro dos outros envolvidos para o conserto. Além de três outras viaturas estarem em revisão, mas, amanhã [hoje], uma delas já volta para a atividade”, afirma o coordenador.

Segundo Silva, o serviço da Guarda não sofreu nenhum alteração, uma vez que são quatro equipes atuando durante a noite e cinco durante o dia.
“Nas rondas diurnas, duas equipes saem no mesmo carro e, durante à noite, o número de equipes equivale ao de viaturas. Em nenhum momento as rondas e, principalmente, os chamados deixaram de ser cumpridos por nós”, rebate.

Ainda segundo o coordenador, nos próximos dias a Guarda Municipal terá à disposição três motocicletas. Os veículos, afirma, vão auxiliar as equipes nas rondas e nos chamados.

Reforço esperado
Resultado de um convênio com o Governo Federal, a frota da Guarda Civil Municipal de Araraquara deve ser beneficiada com a chegada de dez novas viaturas. Segundo Marcos Silva, coordenador da GM, a entrega está prevista para as próximas semanas. A frota vai ser ampliada também com três motocicletas. 



    Mais Conteúdo