Bosque Fábio Barreto oferece atrações monitoradas

14/07/2018 10:42:00

Grupos de primatas, tamanduás, répteis e a Trilha do Jequitibá foram escolhidos como os temas deste ano

Explorando: Estudantes registram pavão passeando livremente pelo bosque, em Ribeirão Preto (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)
O Bosque Zoo Fábio Barreto oferece uma programação especial de férias para as famílias, com quatro diferentes atrações monitoradas pelos profissionais do zoológico.  

Os grupos de primatas, tamanduás, répteis e a Trilha do Jequitibá foram escolhidos como os temas deste ano (leia mais no quadro a programação detalhada).  

Segundo o biólogo Vinício Biagi Pecci, professor da rede municipal responsável pelo Programa de Educação Ambiental do Parque Municipal do Morro de São Bento, o intuito da programação é fazer os participantes aprenderem sobre o bioma da área remanescente da Mata Atlântica.  

"Será apresentada a biodiversidade de flora, além dos animais que interagem com a mata. Essa interação é importante porque os animais fazem o transporte de sementes, por exemplo", explicou.  

De acordo com Vinício, após os visitantes receberem as informações será possível olhar com outros olhos a fauna e a flora e refletir sobre o tema. "Será entendida a importância das interações, e a gente respeita o que conhecemos", conclui. 

(Foto: Matheus Urenha / A Cidade)
Programação  

A programação especial de férias no Bosque Zoo Fábio Barreto começou no último dia 12 de julho e prossegue pela próxima semana, entre os dias 18 e 20 de julho.  

Os responsáveis pelas crianças ou adolescentes devem comparecer ao Bosque com seus filhos e participar das atividades coletivas gratuitas das 10h às 12h ou das 14h às 16h. O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade, s/nº, no bairro Campos Elíseos, na zona Norte de Ribeirão Preto. 

Principais atrações 

Primatas: Conhecer as inter-relações desse grupo de mamíferos com a Mata Atlântica, a vocalização dos bugios, as sombras dos primatas e informações sobre febre amarela;  

Trilha do Jequitibá: Estar em contato com mais de 110 espécies de árvores de grande porte remanescentes da Mata Atlàntica e conhecer de perto animais silvestres como lagarto teiú, cutia, bugios e micos; 

Répteis: Interação com jabutis, lagartos e serpentes. Importância dos répteis para o meio ambiente ajudam no controle de roedores na natureza. São 18 espécies do tipo no Bosque Zoo; 

Tamanduás: Papel do mamífero no meio ambiente participa no controle de insetos, já que come 35 mil insetos por dia. Bosque Zoo tem 11 tamanduás-bandeira e dois tamanduás mirins;  
 
(Fontes: biólogo Vinício Biagi Pecci e A Cidade)




    Mais Conteúdo