Xerife de quatro patas em Ribeirão Preto

25/06/2018 11:12:00

Perto de se aposentar, o cão Apache é treinado para achar pessoas desaparecidas e foragidos da lei

Pastor Belga Taz é o único no quartel que é capaz de realizar trabalho com faro, demonstrações para o público e operações de policiamento (foto: Matheus Urenha / A Cidade)
 

Olá amigos, eu sou o Apache, um dos 24 cães que fazem parte do Canil da Força Tática de Ribeirão Preto. Cheguei a esta unidade com 70 dias, vindo de Sorocaba. Hoje, estou com 7 anos. Fui treinado para operações de resgate, busca de desaparecidos, e também, foragidos.  

Já encontrei fugitivos da lei que estavam escondidos em matagais de difícil acesso, também já participei de operações em que nem sempre tivemos um final feliz. Fui o cão responsável por localizar o trajeto que percorreu o menino Joaquim. Infelizmente, a criança foi encontrada sem vida no rio Pardo, perto de Barretos.  

No quartel, somos treinados para 3 tipos de operações, cães farejadores de buscas que é o meu caso, cães de policiamento e cães de demonstração. O cão Aquiles, da raça Springer Spaniel Inglês, é um dos nossos melhores farejadores. Ele é o responsável por localizar entorpecentes, muitas vezes em lugares inimagináveis para o ser-humano. É um cão bem odiado no meio da criminalidade, pois ele não brinca em serviço.  

O pastor belga Taz é o único no quartel que faz as três coisas. É capaz de realizar trabalho com faro, demonstrações para o público e operações de policiamento. Porém, sua melhor qualidade é a apresentação: é um cão que lida com facilidade com crianças, gosta de brincar com elas e tem muitas habilidades para pular obstáculos, obedecer a comandos e pular arcos com fogo.   

Pastor Belga Taz vai se aposentar este ano (foto: Matheus Urenha / A Cidade)

Aposentadoria  

Estou bem próximo da minha tão sonhada aposentadoria, chegou a hora de descansar. Este ano encerro minhas atividade no quartel. Vou morar na casa de meu adestrador, quero sombra e água fresca. Já servi muito a sociedade não é mesmo? Eu também mereço! Porém estou deixando meu filho no meu lugar, ele já está aprendendo os caminhos do pai. Não tenho dúvidas de que será mais um exemplo da qualidade do nosso serviço. Dizem que filho de peixe, peixinho é, com certeza filho de farejador, farejador será!



    Mais Conteúdo