Cirurgia de separação de gêmeas siamesas terá cinco etapas

22/05/2018 11:01:00

Agora, a quarta etapa , que seria a última, será apenas para a colocação de expansores de tecido capilar; material será usado para a cobertura total da cabeça após a separação


Equipe multidisciplinar realiza segunda etapa de separação de irmãs siamesas (Fotos: Divulgação / HC)
Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON.
Diga não às fake news!


A separação das gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Isadora, que nasceram unidas pelo topo da cabeça, deverá ser concluída em cinco cirurgias e não quatro como era a previsão inicial da equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, responsável pelos procedimentos.  

A cirurgia inédita das meninas de 1 ano e dez meses, que passaram pelo segundo procedimento no último sábado (19), ganhou mais uma etapa por motivos de segurança e estética, segundo o cirurgião plástico Jayme Adriano Farina Júnior.  

Agora, a quarta etapa em que seria realizada a separação total das cabeças, será dedicada apenas à cirurgia plástica. "Nessa etapa nós colocaremos expansores na nuca das meninas para ampliar a área do tecido (couro cabeludo) para quando forem separadas ter material suficiente para cobrir a cabeça toda", explicou Jayme.  

Segundo o cirurgião, após a separação total, a cabeça será coberta com um retalho de tecido retirado das nucas das meninas. Isso permitira que o cabelo delas cresça normalmente . "Só não crescerá na nuca, na área doadora do retalho", informou o cirurgião plástico.   
 

Equipe multidisciplinar fala sobre a segunda etapa de separação de irmãs siamesas (Fotos: Matheus Urenha / A Cidade)

Bem de saúde 

Jayme afirmou que acaba de sair de uma visita às pacientes e que elas estão ótimas. "Acabei de vê-las junto com o pessoal da neurocirurgia e vi que o retalho que fizemos está muito bom e estamos bem satisfeitos com o resultado. Esse reatalho que já desenhamos e cortamos"  

A previsão de alta das meninas do CTI (Centro de Terapia Intensiva), que realizaram a segunda etapa do procedimento no último sábado (19), prevista para hoje também será prorrogado. "Por segurança, vamos esperar um pouco mais. Mas elas estão muito bem."

 

Leia mais: 

Irmãs siamesas passam bem e devem ter alta da UTI nesta+terça-feira 

Segunda cirurgia das irmãs siamesas mobiliza 25 profissionais 

HC de Ribeirão Preto recebe siamesas para cirurgia de separação 




    Mais Conteúdo