2ª cirurgia para separação de siamesas será realizada no próximo sábado

15/05/2018 11:40:00

Neurocirurgião explica que procedimento no HC de Ribeirão Preto ainda será para separar veias de irmãs unidas pela cabeça

Primeira de quatro cirurgias foi realizada no dia 17 de fevereiro (Foto: Divulgação / HCFMRP USP)

A segunda cirurgia para separação das irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 1 ano e dez meses, que nasceram unidas pela cabeça, será realizada neste sábado (19), no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto.  

O neurocirurgião Eduardo Jucá disse que essa segunda cirurgia é uma continuação da primeira, realizada em 17 de fevereiro.  "Vamos atuar na separação das veias como continuidade à primeira etapa da separação das irmãs", afirmou o médico, por telefone ao ACidade ON.  

A previsão é que esse segundo procedimento seja mais rápido que o primeiro, cuja duração foi de aproximadamente sete horas.   

O HC, contudo, ainda deve confirmar para os próximos dias uma entrevista coletiva para detalhar essa segunda cirurgia.  A data inicialmente prevista para 26 de maio foi antecipada para garantir a presença do neurocirurgião norte-americano James Goddrich.

A assessoria de imprensa do HC confirmou a participação do médico, assim como na primeira intervenção.  

O profissional atua no Montefiore Medical Center hospital de Nova York, referência nesse tipo de procedimento. É o nono caso semelhante em que ele participa.  

As próxima etapas  

O médico Jayme Farina Junior, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da USP e integrante da equipe da cirurgia, já havia explicado ao ACidade ON que na terceira cirurgia os médicos devem colocar expansores de tecido debaixo do couro cabeludo das siamesas. O objetivo é o de de ampliar a área para que haja mais pele para recobrir os crânios.

A quarta e última cirurgia, quando deverá ocorrer a separação total, está prevista para ser realizada em novembro. As crianças permanecem hospedadas com os pais em uma casa de apoio localizada dentro da USP de Ribeirão.  

 
LEIA MAIS:  

Segunda cirurgia das siamesas deve ser antecipada para 19 de maio 

Siamesas unidas pelas cabeça vencem 1º desafio para separação



    Mais Conteúdo