"Árvore do chiclete" é cortada após acidente com caminhão

11/05/2018 17:03:00

Testemunhas afirmam que árvore, localizada na rua Prudente de Morais, estava condenada havia um ano; ninguém ficou ferido

 

 

Após um acidente envolvendo um caminhão na manhã desta sexta-feira (11) no Centro de Ribeirão Preto, a "árvore do chiclete" foi cortada pelo Corpo de Bombeiros. 

Deise Cardoso conta que o acidente com a árvore, localizada em frente à escola de línguas na qual trabalha, aconteceu por volta das 9h. O caminhão passava pela rua Prudente de Morais quando o baú se enroscou na sibipiruna. "Escutamos o barulho e vimos o caminhão parado. Quando saímos para ver o que tinha acontecido com ele, notamos que a raiz [da árvore] ergueu a calçada", afirma. 

Por medo de a árvore cair, o caminhão ficou parado na via e o trânsito no quarteirão precisou ser bloqueado até a chegada do Corpo de Bombeiros. Cabos de energia elétrica também foram afetados e o fornecimento de luz no quarteirão foi interrompido. O caminhão foi retirado e a árvore, segundo Deise, foi cortada pelo Corpo de Bombeiros e a CPFL. Ninguém ficou ferido.

Ponto de referência e amor

Deise conta que a árvore era querida pela escola e servia até mesmo como ponto de referência. "Quem não conhecia, sempre comentava. Vi muitos alunos adolescentes e adultos colarem chicletes nela, tirarem fotos. Gostávamos demais dela".

E vê-la partir durante a tarde não foi nada fácil para a equipe da escola de línguas. "Era uma árvore linda, enorme. Deu um aperto no coração quando a vimos ser cortada. Vamos sentir falta", comenta Deise.

Porém, a coordenadora relata que a retirada da árvore já estava sendo adiada há pelo menos um ano. Segundo a mulher, em 2017 uma equipe da prefeitura foi até o local vistoriar a árvore e afirmou que ela estava condenada. "Falaram que estava na programação, mas nunca retiraram".

OUTRO LADO 

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou, em nota, que no dia 30 de agosto de 2017 foi recebida pela Secretaria do Meio Ambiente uma solicitação de vistoria do exemplar. "Na ocasião foi emitida uma autorização para poda de galhos que estavam projetados para viário do exemplar de Sibipiruna em questão, informamos também que a guia de autorização para a poda autorizada foi encaminhada à Coordenadoria de Limpeza Urbana, órgão responsável pela realização desta serviço".

A prefeitura informa que considerando o acidente ocorrido, será encaminhado um técnico ao local para vistoriar a árvore e avaliar as providências que deverão ser tomadas. "Informamos também que realizados os procedimento acima, encaminharemos informações complementares com as providências que deverão ser tomadas", conclui a nota.



    Mais Conteúdo