'Mãos que Ajudam' dão cara nova à escola da zona Norte

24/04/2018 11:59:00

Mais de cem pessoas participaram do mutirão de limpeza e embelezamento do prédio público

  
Mais de 100 voluntários do projeto Mãos que Ajudam limparam a Escola Estadual Walter Paiva, neste sábado (21), localizada no Ipiranga, zona Norte de Ribeirão Preto. O objetivo era dar novos ares ao espaço, além de organização, jardinagem e bons exemplos à comunidade.  

Ao todo, foram 6 horas e sete frentes de trabalho. "Visitamos vários centros de ensino, mas este é o que mais se encaixava no que podíamos oferecer. Aí, juntamos homens, mulheres e muitos jovens para ajudar e fazer o bem", explica a jornalista e organizadora da ação, Andreia Moreno.  

De acordo com ela, esta foi a primeira edição do mutirão, iniciado às 8 horas, com materiais e produtos cedidos pelo Estado, além da boa vontade dos participantes. A limpeza foi do chão às paredes, do pátio às áreas verdes e das mesas aos armários quebrados.  

As 22 salas de aula também tiveram sacos e mais sacos de lixo retirados. "Foi um serviço completo, finalizado às 14h30. Dividimos os grupos para jardinagem e poda de árvores, limpeza, arrumação do almoxarifado, limpeza do piso e manutenção de móveis", diz.  

Por fim, o resultado foi de celebração. Parte do trabalho, idealizado por uma comunidade religiosa, deve ser estendido aos voluntários, mas, desta vez, na organização da biblioteca e dedetização do prédio. "Para nós, a sensação é de dever cumprido. Foi muito satisfatório", finaliza Andreia.  

Outro lado  

ACidade ON entrou em contato com a diretoria da Escola Walter Paiva, que não pode comentar a ação voluntária de limpeza. 

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que a limpeza da escola é realizada por empresa terceirizada. "Ações como essa estão previstas, aceitas e promovidas no Projeto Político Pedagógico de vários países e visam trazer a comunidade escolar para participar cada vez mais do ambiente escolar".  

Ressaltou, ainda, que a colaboração é essencial, pois fomenta o sentimento de pertencimento e cuidado com o bem [patrimônio] público. "Os alunos, representados pelo Grêmio Estudantil, participaram da ação e, hoje, houve uma reflexão sobre a participação e colaboração com a escola e o cuidado com o órgão público", finalizou, via assessoria de imprensa.   

Mãos que Ajudam  

Idealizado pela Igreja de Jesus Cristo os Santos dos Últimos Dias, com 16 unidades em Ribeirão Preto, a ação nacional se resume em ajudar a comunidade de forma humanitária e com serviços básicos. Todos os anos, um tema é lançado para os participantes, a fim de unir todo o País.  

Em 2017, o objetivo era a área da saúde e, agora, educação é a proposta da vez. O corretor de imóveis André Ferreira da Silva participou no último sábado com o filho. "Com isso, consigo contribuir, servir o próximo e ensinar meu garoto sobre a importância desse tipo de atividade", afirma.



    Mais Conteúdo