Moradores do Jardim Independência denunciam falta d'água

23/04/2018 15:51:00

Donas de casa afirmam que desde a última quarta-feira (18) água chega às torneiras somente após às 22h no bairro da zona Norte de Ribeirão Preto

Daerp: Parte de gestão da autarquia pode ser cedida por dez anos (foto: Weber Sian / A Cidade)

Moradores do Jardim Independência reclamam de falta dágua que está ocorrendo no bairro desde a última quarta-feira (18). A desempregada Francine Roberta Moraes de 34 anos, afirma que água chega às torneiras da casa dela por volta das 22h, e acaba por volta das 8h.  

Comprometida com as tarefas domésticas e os cuidados com as duas filhas gêmeas de 1 ano, a mulher diz estar cansada de registrar reclamações no Daerp e que o problema já dura cerca de dois anos no bairro.  

"Desde quando me mudei para cá enfrento a falta de água. Já liguei várias vezes no Daerp, é um sacrifício para eles virem. Uma vez fui até mal-atendida, de tanto eu ligar a pessoa do outro lado perguntou se eu não estava cansada. Me perguntou, de novo você?"  

A moradora afirma que as dificuldades causados pelo desabastecimento vão desde o transtorno para a realização das tarefas de casa - como lavar louças, roupas e fazer a comida -  a até os cuidados com a higiene da família, que tem sofrido até para tomar banho.  

 

Sem água, Francine Roberta Moraes enfrenta dificuldade até para lavar louça
"Eu não consigo cuidar direito das meninas. Minha casa está dando nojo, pois só consigo limpar de madrugada. Mas com um frio destes, posso até ficar doente. Quem tem criança em casa, sabe como é difícil essa situação".  

A dona de casa Valéria dos Santos Nunes de 33 anos, afirma que passa pela mesma situação. Segundo ela, até uma reforma na casa alugada foi necessária para armazenar mais água.  

"Precisei reformar, coloquei mais uma caixa de água, isto gera um gasto. Tudo pra ter um pouco mais de água em minha casa. O único horário que consigo lavar roupas é durante a noite, pois não corro o risco de a água acabar. Durante o dia não me arrisco, pois até os serviços de casa mais básicos são comprometidos. Moro há 1 ano e 4 meses neste endereço, e a situação não muda".  

Justiça
 
Desde janeiro, uma ação judicial obriga que o Daerp providencie caminhão-pipa no período de até quatro horas, sem custo adicional, para moradores de bairro com problemas de abastecimento, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por dia.  

Desde o dia 12 de janeiro, o MP tem recebido denúncia de descumprimento da ação dos munícipes para eventual execução do Daerp. Assim, quem estiver sofrendo com o desabastecimento pode enviar denúncia para o Ministério Pública (veja abaixo o que fazer)

OUTRO LADO
 
O Daerp informou, por meio de nota, que irá realizar serviços de sondagem de rede e de registro na rua Bolívia onde está localizada a rede que abastece a região entre as ruas Tambaú e Avenida Cavalheiro Pascoal Innechi, no Jardim Independência, nesta terça-feira. O objetivo é localizar o problema que está ocasionando a falta de água.

Serviço:  

Está com falta dágua? Ministério Público orienta o que fazer
 

1
Ligue no 115, faça a reclamação no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do Daerp e guarde o número de protocolo  

2 Caso o caminhão-pipa não chegue no período de até quatro horas, faça a reclamação formal no Ministério Público  

3 A queixa pode ser feita pelo e-mail gaemarp@mpsp.mp.br ou pessoalmente no Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), na rua Alice Além Saadi, 855, na Nova Ribeirânia (zona Leste)  

4 O Ministério Público poderá pedir à Justiça as sanções contra o Daerp em caso de descumprimento da ordem judicial de garantir o abastecimento. As penas são multa no valor de R$ 10 mil ao dia por desabastecimento e a proibição de fazer ligações de água em empreendimentos novos

(Neto Túbero com supervisão de Rita Magalhães)



    Mais Conteúdo