Hino de Araraquara ganha homenagem no Museu

Na p´roxima terça-feira se comemora o dia do hino e haverá homenagem à autora da canção Aparecida de Jesus Godoy Aguiar

    • ACidadeON
    • ACidade ON
Da reportagem
Aparecida de Jesus Godoy Aguiar, autora do hino de Araraquara ganha homenagem


Na próxima terça-feira, dia 21 de março, é comemorado o Dia do Hino de Araraquara. A fim de celebrar os 200 anos da cidade, na data, no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria será realizada uma homenagem ao Hino de Araraquara e à sua autora, Aparecida de Jesus Godoy Aguiar. A atividade – realizada pelo Lions Clube de Araraquara Fonte Luminosa, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – terá início às 9 horas, sendo aberta a todos interessados.

O Dia do Hino de Araraquara é comemorado anualmente em 21 de março. A data foi oficializada por Lei municipal em 2016. Os versos escritos por Aparecida de Jesus Godoy Aguiar representam o passado, o presente e o futuro da “Araraquara ensolarada”.

Este ano a autora será homenageada com uma comenda pelo Lions Clube de Araraquara Fonte Luminosa. De acordo com o historiador Rogério Belmiro Tampellini, o prefeito Rubens Cruz promulgou uma lei municipal oficializando a composição de autoria da Prof.ª Aparecida como o Hino de Araraquara no dia 21 de março de 1972 (lei municipal nº 1.866).

“No mesmo ano, o coral da Igreja Presbiteriana Independente da Vila Xavier e a Banda do 13º Batalhão de Polícia Militar gravaram a primeira versão do hino nos estúdios da Rádio Cultura de Araraquara, em três discos de vinil 78 RPM. Também, outras versões foram gravadas pelos corais Uniara, Proeaja e Lysanias”, lembra Tampellini. “Por meio do hino, a população tem a oportunidade se expressar, conhecer, aprender e reconhecer a importância do símbolo cantado do município, enfatizando a preservação do patrimônio histórico e cultural que ele representa”, aponta.

O historiador explica que o Dia do Hino de Araraquara é um dia destinado a realização de atividades culturais que visem o civismo e o amor à Pátria. “Através de um projeto de Lei de autoria do vereador Donizete Simioni - que tornou a lei municipal de 2016 promulgada - o Poder Público, a sociedade e as instituições tem o dever de comemorar a data se manifestando através da realização de eventos e homenagens com o objetivo de difundir, valorizar e preservar o Hino de Araraquara”.

A solenidade no Museu Histórico é aberta a todos interessados. O Museu está localizado à Praça Pedro de Toledo, no Centro de Araraquara, na altura da Rua Carlos Gomes com a Av. Duque de Caxias.
 
Hino de Araraquara
(letra e música de Aparecida de Jesus Godoy Aguiar)
 
Araraquara, tu nasceste de uma lenda e uma poesia
Crença Tupi que além das serras surgindo o sol ali morava o dia
Tendo por bandeira a lenda aqui chegou Pedro José Neto
Sonhando ergueu a sua tenda sob teu céu o seu primeiro teto
 
REFRÃO:
Araraquara ensolarada o sol é o teu coração
As tuas tardes são douradas és meu querido torrão
 
Araraquara terra amada Aracoara da língua tupi
Tu és morada é manhã nascendo nome acalento que foi dado a ti
Amo, meu berço natal onde pisaram bravos bandeirantes
Eu canto as maravilhas tuas legado eterno desses teus gigantes
 
Araraquara adorada tu és morada e filha do sol
Esplendorosa é tua alvorada e repousante o teu arrebol
Creio no teu bravo povo no amanhã e na tua glória
Teus jovens seguirão confiantes novos gigantes desta tua história
 
 
SERVIÇO:
Comemoração ao Dia do Hino de Araraquara
Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo - Centro - altura da Rua Carlos Gomes com a Av. Duque de Caxias)
Data: terça-feira (21 de março)
Horário: 9 horas


0 Comentário(s)