Academia Livre de Música e Artes realiza concerto de Natal

Apresentação ocorre no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem
Vinícius Barros / Divulgação
Cena do concerto de Natal que a Alma apresentou no ano passado, no Theatro Pedro II (foto:Vinícius Barros / Divulgação)

 

A magia do Natal chega hoje ao Theatro Pedro II em forma de música. O concerto de Natal deste ano da Academia Livre de Música e Artes (ALMA) apresenta “O Tannenbaum”, que também encerra o ciclo de apresentações de seus 230 alunos.

A Academia realiza o concerto especial de celebração da data desde 2014, em Ribeirão Preto. Este ano, a produção passa também por São Joaquim da Barra, na próxima quinta-feira.

O espetáculo aborda a cultura e o folclore alemães, por meio do símbolo do pinheiro de Natal, que dá nome à canção-tema.

“A Alma tem a característica de variar os temas nas ocasiões de concertos de Natal. Sendo a celebração um evento internacional em todo o Ocidente, procuramos enfatizar a cada ano as tradições de diversos países, como Estados Unidos, por exemplo, com o tema ‘The Christmas Jazz’, de 2015”, explica Lucas Galon, diretor artístico-pedagógico do projeto ALMA.

Outras novidades desta apresentação são referências ao balé “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky, “bem como outras inserções surpresa deste mesmo compositor”, adianta Galon.

Um dos professores da Academia, Bogdan Dragan foi escalado para a regência e assina o arranjo de “O Tannenbaum”.

No palco

Para o concerto, cerca 70 pessoas, dentre alunos, professores, produtores, músicos e técnicos, se prepararam durante dois meses. A produção envolve a Orquestra e Coro Jovem Acadêmicos e solistas da Alma, que têm entre 9 e 21 anos.

“O concerto de Natal tem uma conotação de espetáculo. Os alunos se sentem mais à vontade e conseguem curtir o fechamento do ano. É um momento de juntar todo mundo. É outro tipo de importância”, conta o diretor.

Na celebração de amanhã à noite, a Alma promete aquilo que o Natal sempre inspirou: belas canções e momentos de muita emoção. (Giovanna Romero, sob supervisão de Silvia Pereira)

O que vem por aí

A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto elabora a cada ano quatro concertos artístico-pedagógicos e mais três em festivais. Para 2018, a instituição já tem planos, dentre eles a participação no festival Fiato al Brasile, que ocorre em fevereiro na cidade de Faenza, na Itália. “É a terceira participação da ALMA no festival. Depois, em agosto, temos o encontro com os italianos no Brasil, na versão nacional deste mesmo festival, em que a Academia apresenta vários modelos de concerto. E em outubro provavelmente repetiremos a parceria com o Festival Musica Nova, da USP/Sesc, tanto como organizadores quanto com participação dos alunos”, adianta Lucas Galon.

Serviço

Concerto ALMA de Natal em Ribeirão Preto

QUANDO: Quarta-feira (6), às 20h

ONDE: Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370)

QUANTO: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira)

INF.: (16) 3977-8111

Em São Joaquim da Barra

QUANDO: Quinta-feira (7), às 20h

ONDE: Igreja Matriz (Rua Quinze de Novembro, s/nº)

GRÁTIS

INF.: (16) 3636-9187

 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.