Show de mágica e música clássica no palco do Sesc Ribeirão Preto

Caio Ferreira é reconhecido como um dos melhores artistas do segmento na América Latina

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem
Da reportagem
Caio Ferreira, o ilusionista que msitura mágica e música clássica nos shows (foto: Divulgação)

 

“Um bom ilusionista não diz: ‘eu faço mágica e você não’. Um bom ilusionista diz: ‘eu faço mágica e você também’”. Com essas frases o ribeirão-pretano Caio Ferreira resume seu espetáculo “A Arte do Ilusionismo”, que explora a participação da plateia e apresenta um novo conceito de diversão hoje à noite, no Sesc Ribeirão.

Diferente de outros espetáculos do gênero, “A Arte do Ilusionismo” é acompanhado, do início ao fim, por temas instrumentais clássicos compostos por Mozart, Chopin, Guerra Peixe, Rossini e Strauss. Para o ilusionista, esse “encontro” da mágica com a música erudita articula todos os movimentos do espetáculo.

“Minha interpretação está sempre na busca de alinhar os efeitos de mágica à inspiração musical do compositor. Desse modo, um ato com uma obra musical de Mozart, por exemplo, terá um tom mais alegre e enérgico, as características dele”, explica Caio. “A música não está lá apenas para preencher o silêncio. Para mim, ela tem uma importância fundamental, ela é a inspiração”, completa.

Na estrada com o espetáculo há dois anos, Caio dispensa grandes aparatos. Usa apenas suas habilidades manuais e sonoridade clássica, além de humor e emoção – aspectos da “escola holandesa de manipulação”.

“Meu objetivo é contribuir para o aprimoramento das artes mágicas e divulgar as potencialidades do ilusionismo, que nada mais é do que a ‘mágica’ elaborada com mais elementos teatrais”, diz.

Depois de passar por por Rio de Janeiro e Sorocaba, vindo de festivais internacionais em Roma (Itália) e Lima (Peru), “A Arte do Ilusionismo”, convida o público de Ribeirão Preto a lembrar que sempre é possível quebrar alguns paradigmas. “É um espetáculo que nos permite encontrar novas maneiras de sonhar e enxergar nossa realidade”, afirma Caio. (Giovanna Romero, sob supervisão de Silvia Pereira

Reconhecimento

Com apenas 29 anos, o ribeirão-pretano Caio Ferreira coleciona diversos títulos. É especialista em manipulação e reconhecido internacionalmente como um dos melhores artistas do segmento na América Latina. 

A mágica entrou em sua vida quando ainda muito jovem. Aos 13 anos, após assistir a uma apresentação do ilusionista norte-americano David Copperfield, teve uma ideia. “Em um dos seus espetáculos, ele fazia aparecer uma rosa para uma moça da plateia. Então pensei: ‘Eu tenho que aprender isso! Vai me ajudar a conquistar a menina que eu gosto’. Foi minha motivação inicial”, lembra, rindo.

No início, era autodidata. Aprendeu por meio de livros e vídeos as primeiras artes mágicas e com o tempo foi se aprimorando profissionalmente com cursos e pesquisas. Hoje é o único artista a se tornar Bicampeão Latino-Americano de ilusionismo, por exemplo.

Serviço

A Arte do Ilusionismo

QUANDO: Quarta-feira (29), às 20h30

ONDE: Sesc Ribeirão (Rua Tibiriçá, 50)

QUANTO: R$ 8,50 (meia); R$ 17 (inteira) 

INF.: (16) 3977-4477


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.