Encontro de palhaços espalha gargalhadas por Ribeirão Preto

A cidade recebe de hoje (14) até domingo (19) a 8ª edição do Encontro de Palhaços em Todo Lugar

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem
Divulgação
Encontro apresenta oito espetáculos de artistas do Brasil e da Argentina (foto: Divulgação)

 

Quem não tem na memória um sorriso provocado por um palhaço? Pois essa alegria que os artistas - com ou sem nariz vermelho - despertam no público invade Ribeirão Preto a partir de hoje.

“Toda pessoa tem alguma referência do palhaço, que cativa e que de alguma forma faz o público se encontrar. O palhaço consegue contemplar todas as linguagens e abraça a todos os públicos, desde a criança ao idoso, o que garante o sucesso do evento”, comenta a produtora cultural Anna Casanova, da Casanova Produções Culturais, que produz o evento em parceria com o Grupo Zibaldoni e o Sesc Ribeirão.

O Encontro de Palhaços em Todo Lugar chega a sua 8ª edição, trazendo para a cidade oito espetáculos e uma intervenção de companhias e artistas do Brasil e da Argentina. Os espetáculos serão realizados em cinco espaços diferentes de Ribeirão Preto - Sesc, Os Profiçççionais, Teatro Santarosa, Parque Maurílio Biagi e Calçadão.

O espetáculo que abre o encontro é “Reprises Pareadas”, primeiro da companhia curitibana Circo Rodado. Em cena, quatro palhaços prometem um grande espetáculo de circo, mas na verdade são um grupo de charlatões, já que eles são as únicas atrações desse ‘picadeiro’. E o momento principal é do ‘Fabuloso homem que vira galinha caipira’, em que uma pessoa passa por uma transformação na frente de todos. “O espetáculo reúne em uma narrativa algumas reprises clássicas”, detalha Bruno Mancuso, o palhaço Pelúcia.

O grupo, que se formou no final de 2014, participa pela primeira vez do encontro em Ribeirão Preto. “Estamos muito honrados em participar. É um encontro que reúne pessoas de todo o Brasil e propõe uma troca de experiências e convivência entre os artistas”, diz Mancuso.

O destaque da programação fica por conta do espetáculo convidado “Fritos e Refritos”, com o bufão argentino Chacovachi e a palhaça Maku Fanchulini. Os dois se juntam no palco em um show que reflete de maneira bem humorada os absurdos da vida cotidiana.  

Encontros no palco e na rua

A programação, que no ano passado atraiu 15 mil pessoas durante os seis dias de evento, traz, além de shows, uma oficina com o palhaço Chacovachi, cabaré e o tradicional cortejo que reúne em um ‘encontro’ no Calçadão, todos os palhaços participantes do evento, assim como artistas envolvidos na arte circense em Ribeirão Preto. “Há uma interação muito grande do público e dos artistas, que acompanham os vários espetáculos e o cortejo. Sempre nos esforçarmos para que todo ano o evento tenha esse perfil de encontro, de bate-papo”, diz Anna Casanova. Já na noite do cabaré, todos os palhaços apresentam uma cena no Teatro Santarosa. “Um espetáculo em que, em um único palco, se vê a diversidade de linguagens e em que o roteiro é elaborado no próprio dia pelos artistas”, detalha Anna. 

Arte / ACidade

 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.