Colecionadora de brinquedos possui mais de 6 mil itens em São Carlos

Apesar do apreço, Sylvana Almeida nunca impediu que os filhos brincassem com a coleção

    • ACidadeON
    • Orlando Duarte Neto
ACidade ON - São Carlos
Colecionadora de brinquedos mora em São Carlos

 

Localizada no bairro Santa Mônica II, em São Carlos, a casa da diretora pedagógica Sylvana Almeida causa em qualquer criança (e até mesmo em adultos) uma imensa vontade de brincar. A moradora, que coleciona brinquedos há cerca de 40 anos, afirma ter juntado mais de seis mil itens, todos catalogados e preservados. No entanto, apesar do apreço pelos brinquedos, os filhos nunca foram impedidos de se divertir com a coleção da mãe.

VEJA FOTOS DA COLEÇÃO DE BRINQUEDOS

“Sempre pensei que eles deveriam mesmo era brincar. Tem brinquedos mais delicados, que poderiam quebrar, então eram tratados com mais cuidado. Depois que eles cresceram, começaram a doar os próprios brinquedos para compor a coleção. Nunca foi minha intenção manter todos os brinquedos perfeitos e dentro das caixas. Brinquedos são para brincar”, comentou Sylvana.

Natural de Marília (SP), Sylvana conta que não tinha facilidade em encontrar brinquedos e filmes de animação quando criança. “Tenho pouca coisa de quando eu era criança. Quando comecei a trabalhar, também comecei a comprar mais brinquedos por hobby e aí foi se tornando uma coleção. Tenho coisas do mundo inteiro e vivo olhando novos itens na internet e nas lojas e feiras de São Paulo. Muita gente acha que sou vendedora, por causa do meu conhecimento sobre os brinquedos”, falou.

Os brinquedos passaram a ser expostos em um dos corredores da casa, além dos que ainda estão em caixas para serem colocados em exposição. “Não tenho mais espaço. Hoje em dia, evito até mesmo de entrar em lojas, porque tenho muita vontade de comprar coisas novas e não posso pela falta de espaço”, falou. Além disso, ao perceber a crescente coleção de brinquedos da diretora, os amigos começaram a doar objetos para a coleção. “As pessoas acham que os brinquedos vão ser melhor cuidados se estiverem comigo”, disse.

Entre os brinquedos que mais gosta de colecionar estão as peças de filmes de animação, principalmente da Disney, “Gosto dos filmes do Shrek, Hércules, Madagascar, Bob Esponja e Meninas Superpoderosas, e muitos outros. Gosto de comprar aos poucos, em leilão, por exemplo. Sinto uma alegria imensa ao abrir uma caixa de brinquedos novos para a coleção”, explicou.

Apesar de tantos brinquedos tecnológicos e diferentes, Sylvana afirma ter apreço pelos itens que lhe trazem memórias da infância e, principalmente, da família. “Os kits de cozinha que ganhei do meu pai na infância. Não tem um brinquedo que eu goste mais, mas sinto carinho pelos que tenho desde pequena. Tem um episódio que nunca esqueci: quando era criança, estava com dores nas pernas. Para me alegrar, meu pai me levou a uma loja e me deixou escolher um brinquedo. Esse [os kits de cozinha] está na coleção até hoje e sempre será guardado com carinho”, finalizou.

 

ACidade ON - São Carlos
Coleção tem mais de 6 mil itens em São Carlos


0 Comentário(s)