Quarteto Ludere lança seu segundo disco, 'Retratos', em Ribeirão Preto

Grupo conta com o pianista Philippe Baden Powell, filho do lendário violonista e compositor brasileiro Baden Powell

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Valeska Mateus
Monise Terra / Divulgação
QUARTETO: Philippe Baden Powell ao piano; Rubinho Antunes ao trompete; Bruno Barbosa no contrabaixo e Daniel de Paula na bateria (foto: Monise Terra / Divulgação)

 

Em pouco mais de um ano de estrada, o quarteto Ludere já coleciona dois álbuns. Amanhã, o grupo traz seu jazz instrumental a Ribeirão no show de lançamento do segundo, “Retratos”, no Armazém Baixada.
O quarteto foi criado em 2015, pelo pianista Philippe Baden Powell - filho do lendário violonista e compositor brasileiro Baden Powell -, em parceria com os músicos Rubinho Antunes (trompete), Bruno Barbosa (contrabaixo) e Daniel de Paula (bateria).

Todos eles assinam as oito composições do novo trabalho, que trafegam pelas diferentes vertentes do jazz contemporâneo, tendo a música brasileira como pano de fundo. “Procuramos a melhor forma de juntar nossas ideias e inspirações. Quando um de nós apresenta integralmente uma composição, os demais buscam uma roupagem adequada - processo que acontece durante os ensaios, em estúdio, no camarim e, às vezes até mesmo durante os trajetos de carro ou avião”, revela Powell.

Diferenças

Gravado em Ribeirão Preto, o disco “Retratos” guarda claras diferenças em relação ao primeiro - intitulado apenas “Ludere”-, embora a busca permaneça a mesma: provocar emoção no ouvinte, como define Philippe.

“O novo disco apresenta arranjos mais elaborados e a utilização de outros instrumentos que vêm sublinhar o som do quarteto. Além disso, cada produção foi feita em estúdios distintos, por dois engenheiros diferentes, o que também marca diferenças na sonoridade de cada disco”, comenta.

E o álbum conta com a participação de convidados: o guitarrista e compositor Vinicius Gomes, a cantora Vanessa Moreno e o quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. “Cada um enriqueceu a sonoridade do quarteto através da mistura de seus respectivos instrumentos com os nossos. O que resultou num timbre muito bacana”, afirma o pianista.  

Homenagem

O show do quarteto, hoje, também homenageia Baden Powell, que completaria 80 anos em 2017. Os músicos revisitam uma ou das belas parcerias de Baden com Vinícius de Moraes na série “Os Afro-Sambas”. “Desde que comecei minha estrada, sempre trabalhei com muito empenho a composição e o meu instrumento. Nos últimos anos lancei discos que considero importantes - inclusive o “Ludere” - e que me valeram mais reconhecimento como músico e compositor do que como filho de uma lenda”, declara Philippe. Assim, no repertório do show, o público poderá curtir as músicas de “Retratos”, sem deixar de lado canções do disco anterior e releituras inovadoras do compositor pioneiro no modo de trabalhar os motivos da tradição afro-brasileira dentro do samba e do jazz. 

Serviço

Quarteto Ludera lança “Retratos” - Especial 80 anos de Baden Powell 

QUANDO: sexta-feira (11), a partir das 22h 

ONDE: Armazém Baixada

(rua Duque de Caxias , 141 – Centro de Ribeirão Preto)

Quanto: De R$ 10 a R$ 20


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.