Sesc Araraquara tem programação especial para idosos em agosto

Toda programação é gratuita e aberta à comunidade

    • ACidadeON/Araraquara
    • Da reportagem
ACidade ON - Araraquara
Sesc Araraquara

 

Já faz parte do calendário fixo de ações do Sesc a programação mensal voltada para pessoas com idade superior a 60 anos. Em agosto, a unidade de Araraquara tem uma série de atividades socioculturais e educativas na agenda. Todas são gratuitas e abertas à comunidade.

As possibilidades vão do esporte à culinária, passando pelas artes manuais e visuais. Serão ministradas as oficinas: tai chi chuan, colorização manual de fotografia P&B, bordado livre em bastidor, feltragem a seco - bolas, bichos e decoração e frutas de lã, kokedama, pães e biscoitos e receitas sem glúten e sem lactose.
Essas atividades tem como objetivo promover a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e a integração dos participantes com as demais gerações.

Para participar basta passar pela Central de Atendimentos do Sesc para fazer gratuitamente uma credencial de atividades, apresentando o CPF e o RG. Como as vagas são limitadas, há a necessidade de inscrição prévia, que pode ser feita a partir do primeiro dia do mês.

Para aqueles que nunca participaram, uma boa oportunidade de conhecer outros integrantes e se familiarizar melhor com o programa é o Festival da Integração, que acontece no Sesc Bertioga de 28 de setembro a 2 de outubro. Este ano o encontro traz como tema o Tempo de Sonhar, estimulando novas ideias sobre projetos de vida. As inscrições para participar do Festival estarão abertas de 1º a 11 de agosto.

As aulas de Tai Chi Chuan são ministradas pela instrutora de atividades físicas do Sesc, Andreia Nunes. Esta arte marcial chinesa pode trazer aos participantes melhoras na concentração e na consciência corporal, além de benefícios físicos, mentais e emocionais. Já a oficina de Colorização Manual de Foto P&B, com o professor Maurício Sapata, é uma oportunidade de conhecer um pouco desta técnica muito utilizada no século XIX pelos estúdios fotográficos europeus, que faz uso de aquarela, guache e lápis para dar cor às fotos em preto e branco.

E por que não colocar a mão na massa? Christine Gibim conduz a oficina Pães e Biscoitos, ensinando os participantes a preparação de massas de pães, cookies e outros quitutes, além de receitas que permitem diversas combinações de recheios. Ela também traz na oficina “Receitas sem glúten e sem lactose”, opções nutritivas que não contenham estes ingredientes.

O bordado também tem espaço nesta programação. A artesã Ana Magnani ensina as principais técnicas e os pontos mais conhecidos do Bordado Livre em Bastidor, que busca estimular a criação e composição criativa do público. Guta Moraes traz a arte da Feltragem a Seco, inspirada na antiga técnica de feltragem com lã de ovelha, em dois momentos: Bolas, bichos e decoração, partindo de modelagens básicas que permitem criar as mais variadas peças de decoração; e frutas de lã, com enchimentos em forma de esfera, meia esfera e semicírculo, esculpindo e colorindo com lã natural de carneiro.

Thiago Schiavon ministra a oficina de Kokedama, um arranjo japonês, variante do bonsai, feito com musgo, argila e barbante, muito apreciada pela beleza e pela pouca utilização de espaço na decoração.

Programação completa

Grátis. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

De 1/8 a 30/11, terças e quintas, 14h - Oficina Tai Chi Chuan

Dia 3, quinta, 14h - Oficina Colorização Manual de Fotografia PB

Dia 12, sábado, 10h30 - Oficina Pães e biscoitos

De 15 a 17, terça à quinta, 14h - Oficina Bordado livre em bastidor

Dia 23, quarta, 14h - Oficina Feltragem a seco - bolas, bichos e decoração

Dia 24, quinta, 14h - Oficina Feltragem a seco - frutas de lã

Dia 30, quarta, 14h - Oficina Kokedama

Dia 26, sábado, às 14h - Oficina Receitas sem glúten e sem lactose
 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.