Cinema à base de energia solar estaciona em Ribeirão nesta quarta-feira (28)

Projeto Cinesolar exibirá três curtas e um longa no Sesc a partir das 18 horas

    • ACidadeON
    • Júlia Fernandes
Divulgação Airton Gontow
Cinesolar (Foto: Divulgação Airton Gontow)

 

O Sesc de Ribeirão Preto receberá, nesta quarta-feira (28), às 18h, o projeto Cinesolar, uma iniciativa gratuita de cinema itinerante à base de energia solar. O evento terá apresentações de curtas com temáticas sobre a diversidade e sustentabilidade voltadas para crianças.

O objetivo é unir arte, cinema e sustentabilidade – o projeto utiliza energia limpa e renovável para a exibição de filmes em uma van equipada com um sistema de conversor de energia. No interior do veículo, com 100 assentos para o público, telão de 200 polegadas e projeção de som.

Porém, ao chegar nos locais de exibição, como praças, quadras esportivas e outros espaços públicos, tudo é retirado da van para a montagem do cinema. Acontece também a Eco Estúdio Solar, uma exposição tecnológica sustentável, com infográficos e monitores que mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? A intenção é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora da iniciativa.

O projeto

O Cinesolar é uma realização da Brazucah Produções, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semeart Productil. Desde 2013, o projeto, em seus diversos circuitos, realizou 414 sessões e 120 oficinas em 228 cidades de todo o país, o que beneficiou 69 mil espectadores.

Nesta quarta-feira (28), o projeto apresentará os curtas Não custa nada, de Edu Pereira; De onde vem a água do Rio, de Mateus Di Mambro; e Caminho dos Gigantes, de Alois Di Leo. Às 19h, começa o filme O Jabuti e a Anta, de Eliza Capai e narração da atriz Letícia Sabatella.

SERVIÇO

Cinesolar em Ribeirão Preto

QUANDO: dia 28 de junho
ONDE: Sesc – rua Tibiriçá, 50, no Centro da cidade
HORÁRIO: curtas a partir das 18h e filme principal às 19h
 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.