Donny Nichilo se apresenta em Ribeirão Preto

Músico norte-americano mostra seu blues com pegada jazzística ao lado do brasileiro Netto Rockfeller

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Valeska Mateus
Roman Sobus / Divulgação
Donny Nichilo se apresenta em Ribeirão Preto (foto: Roman Sobus / Divulgação)

 

Nascido na terra do blues, o músico norte-americano Donny Nichilo traz para Ribeirão Preto o seu estilo que mescla o blues tradicional, swing e gospel. Em um show que sobe ao palco acompanhado de Netto Rockfeller e banda, amanhã, no Armazém Baixada.

Nichilo, de Chicago, descobriu o blues aos 17 anos, ao ouvir uma música de Little Walter no rádio. “Fiquei chocado, fui comprar o disco no dia seguinte e também uma gaita”, recorda o músico, que um mês depois estava tocando em uma banda.

O músico, que tocou com lendas como Buddy Guy e Stevie Ray Vaughan, teve como suas primeiras referências o bluseiro Watts Penn, pianista e cantor de Chicago, e Detroit Junior, que lhe conseguiu um bar para tocar na terra natal. E por um tempo os tradicionais clubes de blues da cidade, alguns bem simples na época, foram palco para Nichilo, como o West Side e o South Side. “Só tocavam os negros do blues tradicional, geralmente, eu era o único branco que tocava e assistia algo por lá”, lembra.

Essas e outras influências se traduzem no CD solo “Long Way From Chicago’, de 2011. Um disco que define bem seus gostos musicais e sua carreira, marcada por encontros com pianistas de swing, blues e jazz, como Jay McShann e Ray Charles. “Eles que tocavam outros sons. O álbum tem o blues tradicional, swing e gospel. Toquei em várias bandas de swing em Chicago, não é blues tradicional e nem jazz, é uma mistura das duas coisas”, define.

São as músicas do trabalho solo e as várias manifestações do blues que Nichilo toca no show de amanhã.

E o bluseiro revela sua versatilidade ao expressar sua sonoridade no piano e na gaita, fato que lhe rendeu uma das histórias mais marcantes da carreira. “Uma noite estava tocando com o Santana e o Budy Guy, quando o Santana me elogiou pelo fato de eu tocar os dois instrumentos e fez uma analogia dizendo que eu conseguia enxergar com os dois olhos e não apenas com um”, recorda. 

Serviço

DONNY NICHILO & NETTO ROCKFELLER
Quando: Amanhã, a partir das 22h
onde: Armazém Baixada (rua Duque de Caxias, 141, Centro)
Quanto: De 10 a R$ 20


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.