Evento reúne colecionadores e apaixonados por carros antigos

6º Ribeirão Auto Collection vai até este domingo, no estacionamento do Shopping Iguatemi

    • ACidade ON
    • Da reportagem
F.L.Piton / A Cidade
Visitação aos modelos em exposição ocorre até este domingo; clique na imagem para abrir galeria (Foto: F.L.Piton / A Cidade)

 

No primeiro dia de exposição do 6º Ribeirão Auto Collection, Aninha e Belinha foram destaques entre o público. Quem passava pelo stand, onde os veículos da marca Dodge e Jeep estavam, levava também uma aula de história para casa.

VEJA FOTOS

A colecionadora de Jaboticabal e dona dos carros, Ana Lúcia Nogueira Mestre, de 50 anos, explica o motivo dos nomes: “Em períodos de guerra, era comum que os soldados apelidassem os veículos com nomes de parentes. Por esse motivo, fizemos o mesmo – um em homenagem a mim e o outro à esposa de um praceiro da minha cidade”.

E não coincidentemente, a dupla com nomes no diminutivo e mais uma moto, que dessa vez ficou de fora do evento, vieram diretamente da 2ª Guerra Mundial, em 1945, após serem doadas pelos Estados Unidos ao Exército brasileiro. Mas só em 1999, depois de Ana e seu marido assistirem o famoso filme 'O Resgate do Soldado Ryan', que a paixão teve início.

“Nós começamos a pesquisar sobre essa parte da história do mundo e junto a um amigo, nos tornamos colecionadores. É fascinante. A melhor parte disso, além de conseguir comprar uma raridade, é a oportunidade de reencenar a época em que os veículos pertenceram. Nós temos réplicas de objetos de guerra e nos vestido com fardas”, conta Ana.

F.L.Piton / A Cidade
A colecionadora Ana Lúcia Nogueira Mestre, de Jaboticabal; clique na imagem para abrir galeria (Foto: F.L.Piton / A Cidade)

 

A exposição

Entre Fuscas, Mavericks, Mustangs e outros veículos relíquias, a exposição, promovida pelo Auto Mogiana Clube, com apoio da Federação Brasileira de veículos Antigos (FBVA), espera reunir até 400 carros no estacionamento do Shopping Iguatemi, na Sul de Ribeirão Preto, entre o início do evento, na sexta-feira, até este domingo (28), às 20h.

De acordo com José Paulo Parra, vice-presidente do Clube e colecionador assumido, a expectativa que fica a cada ano é programar uma edição ainda melhor que anterior. “Estamos conseguindo realizar exposições em crescimento e muito sólidas, tanto que somos uma das maiores do interior de São Paulo”.

E completa: “A paixão por veículos antigos nasce com quem a nutre. Eu, por exemplo, gosto dos meus automóveis enquanto máquinas, mas sou apaixonado pela história de cada um deles – assim como é fascinante ver os veículos de guerra, que estão expostos aqui”. (Colaboração: Júlia Fernandes)


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.