Ribeirão Preto e Franca recebem shows sobre rodas

Circuito Parklet Musical, que leva atrações locais sobre palco móvel a cidades do interior, chega à região de Ribeirão

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem

Circuito Parklet Musical leva atrações locais sobre palco móvel a cidades do interior (Foto: Bruno Motta / Divulgação)

 

Nesta semana ocorre pela primeira vez o Circuito CPFL Parklet Musical. Circulando por 33 cidades do estado de São Paulo, o primeiro Parklet Móvel da América Latina trará shows de bandas independentes em uma estrutura equipada com bancos, floreiras, mesas e/ou cadeiras. Na região, passará neste sábado (14) por Franca e, domingo (15), por Ribeirão Preto (veja serviço abaixo).  

A ideia é incentivar a convivência dos moradores dessas cidades no espaço público, apresentando novas opções de lazer e cultura. O circuito valorizará, acima de tudo, a música brasileira, com um repertório que pode ir do instrumental ao popular.  

Além disso, o espaço também terá um sistema de captação de água pluvial para auto-irrigação de sua vegetação, painéis de energia fotovoltaica para alimentar tomadas, entradas USB, iluminação de LED, bomba de ar para calibrar pneu de bicicleta, lixeira e paradog.  

A cidade de Franca terá uma tarde com apresentação de Eduardo Machado Trio. Os Integrantes são os conterrâneos Gil Reis (teclado), Marquinho Sabino (bateria), que vai substituir Fernando Rast, e Eduardo Machado (contrabaixo). Há 11 anos na estrada, o repertório autoral de composições instrumentais brasileiras é definido por Eduardo como Jazz brasileiro, além de samba, choro e bossa-nova. "A gente tá muito feliz de poder participar. Já tocamos várias vezes na cidade, mas nunca em uma praça ao ar livre", relata.  

Encerrando a sétima semana do Festival, Ribeirão terá duas apresentações. A primeira será do violonista Vitor Pedroso, com carreira desde 2008, que apresentará músicas de compositores como Noel Rosa, Tom Jobim e Radamés Gnatalli. "Eu estou muito animado e acho importante termos um foco musical valorizando aquilo que temos no continente. Anima fazer parte do projeto, pois valoriza os artistas locais", explica.  

Para fechar o dia, o Flor de Aguapé apresenta repertório baseado no primeiro álbum, que leva o nome do grupo, além de covers de Paulinho da Viola, Pixinguinha e Vinícius de Moraes. "É um projeto incrível de levar boa música pelo interior de São Paulo, ideia que tem tudo a ver com o Flor de Aguapé, que sempre divulga e difunde a cultura do interior. Estamos animados com o show de domingo, convidamos a todos para prestigiarem o evento e curtir o dia com a gente", conclui a vocalista do grupo, Jacque Falcheti. (Bruna Zanatto, sob supervisão de Silvia Pereira).

Um projeto minucioso
Com dois anos de planejamento, a diretora do projeto Assahi Lima convidou a coordenadora de produção do circuito, Elisa Mato,s para desenvolver atrações culturais em parklets já existentes na cidade de São Paulo. Com o projeto dando certo, a ideia cresceu.  

Quando apresentamos o projeto para a CPFL, nós o transformamos em uma série de shows em 33 cidades do interior de São Paulo que eram atendidas pelo patrocinador", explica Elisa.  

O circuito prioriza artistas naturais das cidades com trabalho autoral e que também combinem o erudito com o popular. A intenção é levar lazer a um espaço agradável. "A ideia era disponibilizar esse espaço público em um ambiente que não é habitualmente ocupado por pedestres", completa a coordenadora.  

Sendo o primeiro parklet sobre rodas na América Latina, o grande desafio foi pensar nos equipamentos acoplados à estrutura, para atender às necessidades do projeto sem deixar de cumprir as questões da legislação, licenciamento e segurança. "Além disso, tivemos desafios de logística, como entrar em contato com as prefeituras das 33 cidades por onde o circuito passa para garantir que tudo esteja preparado para a chegada do projeto", finaliza.

SERVIÇO
FRANCA

Eduardo Machado Trio
Sábado (14), 16h30, na Praça Carlos Pacheco (rua Oscar Brasilino dos Santos)

RIBEIRÃO PRETO
Domingo (15), 16h30: apresentação do violinista Vitor Pedroso
Domingo (15), 18h30: banda de choro Flor de Aguapé
Ambas na Praça Mateus Nader Nemer (Praça da Bicicleta, à rua Galileu Galilei, 1.272)


0 Comentário(s)