Circuito Sesc: a arte que vai aonde o povo está

Evento chega a sua 10ª edição levando vasta programação cultural a cidades da região

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Valeska Mateus

  

Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON.  
Diga não às fake news!
 

Criado com o intuito de alcançar cidades do interior, da Grande São Paulo e litoral que não possuem unidades do Sesc, o Circuito Sesc de Artes completa dez anos levando um dia inteiro de atividades culturais até onde o povo está. No caso da região de Ribeirão Preto, chega, a partir de hoje, a espaços públicos de Cravinhos, Batatais, Jaboticabal e Sertãozinho.  

Na edição deste ano, 120 cidades recebem uma programação que inclui shows de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologia aplicada às artes. Cada município recebe uma agenda diferente, sempre gratuita.  

"A programação está dividida neste ano em 14 roteiros diferentes e pautada, sobretudo, pela diversidade e pluralidade", declara Paula Faggioni, coordenadora de programação da entidade. Ela explica que cada agenda é definida a partir de uma curadoria compartilhada por técnicos das unidades operacionais e assistentes técnicos do Sesc São Paulo, seguindo os mesmos critérios: valorizar uma distribuição equilibrada das linguagens e ações, ter representação regional, adequação das propostas para a rua e a diversidade de estéticas e temáticas.  

Na opinião de Paula, o Circuito representa um dia de suspensão na rotina do público. "Um dia para se deixar levar pela arte, um dia de encantamento. Como na música do Chico: Estava à toa na vida/ o meu amor me chamou/ para ver a banda passar...", brinca a coordenadora.  

O Circuito traz a possibilidade dos artistas conhecerem as cidades e de as cidades conhecerem os artistas e seus trabalhos. "É sempre um intercâmbio proporcionando novas experiências estéticas, novos conhecimentos. Cada praça é única, com sua população, o comércio do entorno ou de ambulantes. Cada cidade tem seu povo e sua prosa", diz a coordenadora.

Destaques
 

Como destaque da programação de Batatais e Cravinhos, Paula ressalta a apresentação "Bollywood Clown", que cruza a comédia circense com música e coreografias da televisão e do cinema indiano atual. "Além do Grupo Bongar (PE), que apresenta os festejos do Terreiro Xambá , de Olinda", comenta.  

Em Jaboticabal e Sertãozinho, a Orkestra Bandida apresenta o universo cigano do Oriente Médio, mesclando humor e regionalismos brasileiros nos shows. E o espetáculo de circo "Na Esquina", de Minas Gerais, dinamiza as performances circenses com mastro chinês, trapézio fixo, malabares, lira, acrobacia de solo e mão a mão. 

Batatais  

HOJE, das 16h às 21h30: na Praça Cônego Joaquim Alves,
s/nº - Centro

Cravinhos  

AMANHÃ, das 16h às 21h30, no Parque Ecológico Municipal Dr. Renato e Armando Pagano (av. Salvador Pagano, s/nº)

ATRAÇÕES*
Gabinete de Curiosidades e Habilidades

LITERATURA
Tipo, tipo, com Gilberto Tomé e Heloísa Etelvina (SP)
Palavra + Imagem, com o Coletivo Rodas de Leitura (SP)

CINEMA
Exibição de curtas de animação da Pixar

ARTES E TECNOLOGIA
Craques da Robótica, com a Escola Yadaa (SP)

CIRCO
Projeto Fusões / Experimentos, com NEM - Núcleo de Experimentos Malabarísticos (SP)
Vivendo Malabaristicamente, com NEM - Núcleo de Experimentos Malabarísticos (SP)

DANÇA
Pow Pow Pow, com Bollywood Clown (SP)

MÚSICA
Grupo Bongar (PE) 

Sertãozinho  

AMANHÃ, das 16h até 21h30, na Praça 21 de Abril, s/nº Centro

Jaboticabal
DOMINGO, das 16h até 21h30, na Esplanada do Lago Carlos Rodrigues, 160 - Vila Serra

ATRAÇÕES*

CIRCO
Na Esquina, com o Coletivo Na Esquina (MG)
Acrobacia de solo, com o Coletivo Na Esquina (MG)

TEATRO
As Presepadas de Damião, com Damião e Cia. de Teatro (SP)

MÚSICA
Orkestra Bandida (SP)

LITERATURA
PalavraForma, com o Coletivo Tralha (SP)

CINEMA
Cinema de Imersão Realidade Virtual (exibição de 5 filmes), em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo traz cinco filmes

ARTES VISUAIS
Eu = Monstro LEVA Laboratório Experimental de Vivências Artísticas (SP)



0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.